Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Moveleiro

Tendências 2018

Você está conectado às tendências do setor moveleiro?

27/11/17
Andrei Carletto

Andrei Carletto

Coordenador Estadual do Moveleiro do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Reflexões sobre macrotendências geram insumos estratégicos para auxiliar na tomada de decisões

Algumas reflexões sobre macrotendências, comportamento, consumo, produção, design, ocupação de espaços, sustentabilidade dentre outros são necessárias para orientar os rumos e decisões estratégicas dos negócios. Entre as principais tendências do setor moveleiro, podemos destacar:

  • Proporcionar experiências ao usuário como diferenciação de mercado e relacionamento

Experiência do usuário é um termo aplicado à percepção sobre um produto, obtida através da interação. Não necessariamente está ligada a um produto tangível, e se refere à totalidade da experiência: como a marca é percebida em todos os pontos de contato, desde o atendimento ao cliente, aplicativos mobile, marketing, publicidade, social media, etc.

  • Tecnologias integrando projeto, gestão e produção

A chamada produção conectada é realizada com o uso de softwares já disponíveis no mercado, que realizam a integração de forma eficiente entre o projeto realizado por um arquiteto, designer, projetista ou lojista, e o maquinário existente na produção da empresa.

A implementação possibilita dinamismo em todas as fases do processo, por conta da rapidez e da exatidão nas informações para fabricação dos móveis, com menor uso de mão de obra, padronização de processos, aumento da qualidade final dos produtos e, consequentemente, uma prestação de serviço mais ágil.

  • Realidade virtual e aumentada

A qualidade e o preço dos produtos influenciam na decisão de compra, porém os consumidores buscam cada vez mais participar ativamente da criação. A tecnologia tridimensional é uma importante ferramenta para auxiliar o trabalho neste processo, pois é capaz de criar uma experiência virtual e despertar as emoções dos clientes através da interação, tornando-o parte do processo.

  • Estratégias de conexão emocional com o cliente

Empresas conectadas com as emoções dos clientes podem ter um retorno muito compensador, considerando a enorme oportunidade de criar valor, tratando conexões emocionais como ciência e estratégia. O modelo se resume em aplicar métodos analíticos de big data a conjuntos detalhados de dados do cliente. Para os clientes de maior valor, identificamos inicialmente os motivadores emocionais da categoria.

  • Conectividade para controles de automação, segurança e integração

Empresas do segmento mobiliário têm utilizado a conectividade por meio de aplicativos que aliam conforto, funcionalidade e segurança. Camas que eliminam ruídos ou oferecem a melhor posição para assistir à TV, luminárias ou móveis com carregadores de smartphones integrados, ou, ainda, regulagem de altura automatizada de acordo à sua necessidade são alguns exemplos da tecnologia disponível em móveis e objetos de decoração.

  • Móveis personalizados, exclusivos e artesanais

Uma empresa que aplica uma abordagem centrada no usuário está enraizada no profundo conhecimento de suas necessidades e objetivos, como um ser humano. Entramos em um momento onde o engajamento autêntico é o aspecto mais importante de uma ideia de negócio, tornando o cliente um parceiro no processo.

O tema upcycling, que consiste na reutilização de produtos que acabariam sendo descartados, está ganhando proporção em novos modelos de produção, trazendo à tona a necessidade de personalização dos produtos, com objetos únicos e exclusivos para cada cliente.

O mercado está em constante transformação, desta forma, mapear tendências é fundamental para manter-se conectado com os consumidores. A partir das oportunidades acima, como sua empresa está se preparando para isso?

 

Conheça também o Seminário Online Design para todas as empresas

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Moveleiro

Perspectivas no setor moveleiro

Melhoria contínua é caminho para sucesso

Moveleiro

Design essencial

O saber como economia criativa

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae