Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CREDITO mei Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Moveleiro

Produção conectada

Integração entre projeto e produção de móveis

10/10/17
Andrei Carletto

Andrei Carletto

Coordenador Estadual do Moveleiro do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Sistema de conexão entre projeto e produção proporciona benefícios como dinamismo, agilidade no processo e redução de custos e tempos de produção

Entre os grandes desafios enfrentados no dia-a-dia pelas empresas de móveis, estão os processos artesanais e a alta dependência de mão-de-obra especializada, o que torna seus processos morosos e, muitas vezes, eleva o custo operacional dessas empresas.

Com a evolução dos processos produtivos e a crescente automação dos maquinários nos últimos anos, torna-se possível revolucionar a fabricação de móveis nas pequenas empresas, por meio de uma produção conectada e inteligente, que integre projeto e processo produtivo.

A chamada produção conectada é realizada com o uso de softwares já disponíveis no mercado, que realizam a integração de forma eficiente entre o projeto realizado por um arquiteto, designer, projetista ou lojista, e o maquinário existente na produção da empresa. Sua implementação depende, obviamente, da capacidade de integração desse maquinário e da parametrização das informações, ou seja, de como serão conduzidos os processos, suas limitações e o gerenciamento eficaz do processo como um todo.

Uma vez realizado o projeto, dispõe-se de informações suficientes para geração de dados, como orçamento, lista de peças, acessórios, ferragens, custo do produto etc. Iniciada a produção, o projeto é integrado com o plano de corte ideal, a fim de reduzir desperdícios e otimizar o processo, e com os processos sequenciais, sejam de corte, usinagem, furação, borda, embalagem e expedição.

A implementação de um sistema de produção conectada possibilita dinamismo em todas as fases do processo, por conta da rapidez e da exatidão nas informações para fabricação dos móveis, com menor uso de mão-de-obra, padronização de processos, aumento da qualidade final dos produtos, e consequentemente, uma prestação de serviço mais ágil, já que há redução dos tempos de produção, simplificação e organização dos processos e confiabilidade nas informações para produção e formação do preço de venda junto ao consumidor.

Gostou deste artigo? Quer saber mais sobre Produção?

Acesse o Curso Despertando para o Lean

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha