Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria credito Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Moveleiro

Selo verde

Certificação Florestal é fator de impulsionamento do setor moveleiro

10/01/17
Ana Paula Rezende

Ana Paula Rezende

Gerência Setorial do Comércio e Serviços

COMPARTILHE
A busca do empreendedor moveleiro por certificações garante maior competitividade nas exportações, pois agrega o valor da preocupação ambiental em seus produtos.

O Rio Grande do Sul é um dos grandes polos do setor moveleiro, sendo o maior Estado produtor e exportador do país. Dados da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) apontam que existem mais de 2,3 mil empresas no segmento de móveis de madeira. Tamanha liderança faz com que o setor busque por certificações, de modo que os padrões de qualidade são garantidos, contribuindo para um contínuo crescimento.

O principal certificado que garante a qualidade do produto é o Selo FSC (Forest Stewardship Council), criado por uma ONG para promover o manejo florestal responsável pelo mundo. Essa certificação dá ao consumidor a garantia que o produto não foi extraído da natureza de maneira ilegal. Outro certificado bastante popular no Brasil é o Ceflor (Programa Brasileiro de Certificação Florestal), baseado em normas elaboradas pela ABNT.

A FSC também concede o selo Cadeia de Custódia Certificada, que verifica se as etapas de processamento são feitas dentro do padrão de qualidade, e sem misturar com madeiras ilegais. De acordo com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), as regiões que mais possuem empresas com certificação florestal concentram-se na região sul e no Estado de São Paulo.

66_1212_gcomgind_moveleiro_certificacoes_840x415

A busca do empreendedor moveleiro por certificações garante maior competitividade nas exportações, pois agrega o valor da preocupação ambiental em seus produtos. As empresas que ainda não possuem certificação, mas que estão atrás deste selo para iniciar um processo de exportação, devem procurar a FSC ou os sites das certificadoras credenciadas, como o Imaflora, SGS e SCS.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

21 de Agosto de 2017

As pessoas de uma empresa são parte fundamental dos negócios

SAIBA MAIS

 

21 de Agosto de 2017

Estande coletivo apresenta novidades de empreendedores gaúchos na Expoagas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2017 10:05

Tour da Moda leva varejistas a visitas técnicas em São Paulo

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer