Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria credito boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Morro de Amores é destaque em evento nacional de turismo rural

31/08/15

Da Redação

COMPARTILHE

Roteiro turístico, lançado em 2014 pelo SEBRAE/RS, foi apresentado no Ruraltur, em Natal

Da Redação

Roteiro foi desenvolvido em 2014 pelo projeto do Pampa Mar (Foto: Divulgação)

Natal – O turismo rural está em alta e um destino gaúcho esteve em evidência na 11ª edição da Ruraltur. É o Morro de Amores, roteiro desenvolvido em 2014 pelo Projeto Gaúcho do Pampa ao Mar, Turismo Rural, Costa Doce e Pampa Gaúcho, promovido pelo SEBRAE/RS. O evento destacou as principais ações no segmento, entre 26 e 28 de agosto, na Arena das Dunas, em Natal. Durante o encontro, a iniciativa gaúcha foi apresentada, assim como seus resultados e empreendimentos, como o Espaço de Lazer da Família Signorini, que será inaugurado em setembro.

Promovida pelo SEBRAE do Rio Grande do Norte, a Ruraltur, que desde 2014 tem abrangência nacional, é considerada uma vitrine para novos negócios e troca de experiência no segmento. A gestora de projetos de turismo da Regional Sul do SEBRAE/RS, Jussara Cruz Argoud, participou do evento para apresentar o destino turístico Morro de Amores, desenvolvido pela entidade com parceiros locais. “O roteiro nasceu no ano passado como resultado final do projeto. Fizemos um diagnóstico e um levantamento de tudo o que podíamos realizar e, com auxílio de uma assessoria de turismo, formatamos o produto e também as propriedades”, conta. No primeiro ano, foram três empreendimentos e hoje já são 15. “Em setembro, iremos inaugurar mais um, o Espaço de Lazer da Família Signorini”, antecipa Jussara.

Em janeiro de 2015, um técnico do SEBRAE Nacional conheceu a proposta gaúcha e fez o convite para a apresentação na Ruraltur. “Ficamos muito felizes com a possibilidade de apresentar o crescimento do nosso trabalho. Fomos muito bem recebidos e muito elogiados pelos participantes”, orgulha-se Jussara. Para a técnica, a participação em um encontro com propostas tão diferentes da realidade gaúcha, valoriza o que vêm sendo feito aqui.

Um dia no sítio

A apresentação também contou com a presença do empreendedor Cilon Dias Rodriguez, dono do Sítio Sonho Meu, que destacou como pontos principais do evento as diferenças entre o turismo rural de cada região e a possibilidade de trocar experiências. “Foi muito positivo conhecer o que eles oferecem, a forma como recepcionam os visitantes, e as diferenças entre gastronomia, vegetação e a estrutura dos sítios”, explica.

O Sítio Sonho Meu completou um ano de fundação. Oferece como principais atrativos o café colonial, a trilha temática São Francisco, com trechos da oração espalhadas pelo percurso, e outras atividades que podem ser realizadas ao longo de um dia inteiro na propriedade. “Nosso lugar é bastante acolhedor. Durante o meu depoimento, foi interessante ver que muita coisa era novidade. Explicamos o que é o galeto, o próprio café colonial, ou seja, a diversidade é grande e encantadora”, ressalta Rodriguez.

Para 2016, o empresário já tem planos. “Vamos organizar grupos com escolas, e desenvolver um produto com material pedagógico. Ainda nesse ano, queremos oferecer a possibilidade de grupos formados apenas por familiares conhecerem nosso sítio. A ideia é oferecer um dia familiar, em que eles possam conhecer nossas atrações, preparar um almoço típico e aproveitar o dia juntos”, finaliza.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Agosto de 2017

Espaço de Gastronomia levará oficinas e degustação às cegas para o Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

22 de Agosto de 2017

Gaúchos participam de tour da moda e Latam Retail Show em São Paulo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2017 10:05

Tour da Moda leva varejistas a visitas técnicas em São Paulo

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer