Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito CONSULTORIA Boas Praticas empretec

Loading SEBRAE

Inovação

Competitividade

Você sabe qual o perfil de uma empresa inovadora?

14/09/17
Gustavo Moreira

Gustavo Moreira

Gerência de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros

COMPARTILHE
Em tempos de crise, inovar se torna uma boa estratégia para quem quer se destacar da concorrência e ser reconhecido pelo cliente e pelo mercado

Inovação é a palavra do momento e, certamente, a mais dita quando o assunto é empreendedorismo. Mas classificar uma empresa como inovadora é subjetivo: como definir ou mensurar inovação?

Se fizermos uma análise de perfil, podemos chegar a uma série de características QUE evidenciam o diferencial competitivo de certas empresas. Quando falamos de colaboradores que geram valor, disponibilidade de orçamento e alocação de capital humano para projetos novos ou pilotos, por exemplo, estamos falando, sim, de características que grande parte das empresas ditas inovadoras têm em comum, sejam elas nacionais ou internacionais. 

É possível afirmar, hoje, que a inovação não é apenas um fator de competitividade, mas sim de sustentabilidade e longevidade. E gestão pode ser a palavra chave para definir o caminho para buscar estas inovações. Existem segmentos e áreas em que é mais difícil inovar, mas o esforço deve ser, sempre, agregar valor em busca da sobrevivência E DESENVOLVIMENTO da empresa. Afinal, inovar nada mais é do que atender a uma necessidade do cliente, e um fator isolado pode ser determinante para o sucesso em um contexto empreendedor.

Em tempos de crise, inovar se torna uma boa estratégia para quem quer se destacar da concorrência e ser reconhecido pelo cliente E PELO MERCADO. Obviamente, em países em desenvolvimento como o Brasil, devemos levar em consideração o tamanho da empresa, o setor e segmento de atuação, a cultura e a estrutura organizacional que ela está inserida, pois ainda – principalmente nos pequenos negócios – há pouco investimento em P&D.

Saber o que é inovação e colocá-la em prática demanda recursos, dedicação e tempo. Porém, uma coisa é certa: as empresas que se tornam verdadeiramente inovadoras não se arrependem de ter dado o primeiro passo.

 

Quer saber como inovar na sua empresa? Baixe o Infográfico – Atitudes para Inovar

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

16 de Fevereiro de 2018

Programa auxilia propriedades a organizar rotinas de trabalho

SAIBA MAIS

 

15 de Fevereiro de 2018

Ferramentas online para o agronegócio

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/02/2018 11:12

Conexão da Moda tem inscrições abertas para lojas do setor

Sebrae RS Podcast 15/02/2018 11:05

Projeto busca aproximação entre varejo e indústria de moda no RS