Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Metalmecânico

Processo Produtivo

Uma luz para ajudar na separação de produtos

19/10/17
SEBRAE RS

SEBRAE RS

Redação

COMPARTILHE
Criação da Incoel Automação, empresa participante do Projeto Metal Serra, do SEBRAE RS, melhora a performance desse processo em 60%

A partir da demanda apontada por um cliente, a Incoel Automação, pequeno negócio de Caxias do Sul, desenvolveu um sistema de auxílio à separação de materiais em indústrias que é orientado através de uma sinalização luminosa. A ideia rendeu um equipamento e um software integrados com a finalidade de indicar o local e a quantidade que devem ser retiradas no pedido de separação desses materiais. A empresa participa do Projeto Metal Serra, do SEBRAE RS, que apoia o desenvolvimento do setor metalmecânico na Serra Gaúcha.

Esse novo produto da Incoel utiliza o conceito conhecido como Pick-To-Light, que em português significa pegue na luz. De acordo com o gerente Comercial da Incoel, Fabio Rafael dos Reis, ele consiste em sinalizar para a pessoa responsável pela separação de pedidos qual a posição no armazém e a quantidade que deve ser retirada de um determinado recipiente. A tecnologia é composta por módulos de sinalização e um software que realiza a gestão da separação.

 O conceito pode ser utilizado em armazém e linha de montagem. “De acordo com nossas pesquisas, a melhoria na performance de separação é na ordem de 60% em relação à separação manual sem orientação por luz”, destaca Reis. O gerente revela que o desenvolvimento do produto teve origem na necessidade apontada por um cliente, que precisava de uma solução para agilizar a separação de materiais no seu estoque. “Após este contato inicial, buscamos desenvolver a solução, pois acreditamos que esta é uma necessidade de mais empresas, que até então não tinham uma opção economicamente viável no Brasil”, indica.

A relação entre a Incoel e o SEBRAE RS conta com mais de 10 anos de parceria. “Desde 2007, buscamos a entidade para nos qualificar. Já utilizamos várias consultorias (planejamento estratégico, marketing, formação de preço de venda) e participamos de muitos cursos promovidos por eles”, informa Reis.

Além disso, a empresa faz parte do Projeto Metalserra, que busca impulsionar os empreendimentos do setor metalmecânico da região. “Os principais benefícios de participar do Projeto são a integração que ele possibilita aos participantes e as oportunidades de contatos e trocas de informações”, conta o gerente da Incoel.

O gestor do Programa Metalserra do SEBRAE RS, Taisson Toigo, comenta que esta empresa já participa dos grupos da entidade há bastante tempo “É uma inovação em consonância com os conceitos da indústria do futuro (indústria 4.0). Ter um projeto desses em nosso grupo mostra a capacidade dos empreendedores da Serra Gaúcha em diversificar o mercado. É para isso que o Programa foi criado, para desenvolver novas possibilidades e diminuir a dependência das grandes indústrias”, comemora o gestor.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae