Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI credito CONSULTORIA Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Economia Criativa

Novo modo de empreender

Transformado em “hub criativo”, Marquise 51 sintoniza mercado cultural do RS à cena global

10/08/17
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
“Somos uma alternativa à indústria tradicional, fazendo da cultura e da coletividade uma poderosa força de transformação e de desenvolvimento.”

Há 10 anos participando ativamente da produção cultural de Porto Alegre, o Marquise 51 deu uma guinada importante em 2015. Até então, a empresa funcionava como estúdio e produtora de bandas e shows. Agora, acompanhando as tendências globais em tecnologia e cultura urbana, o Marquise opera como “hub criativo”, formalizando um trabalho em rede que transcende a música para atingir as artes visuais e a gastronomia.

“Atualmente, somos produtora cultural, estúdio musical e selo, mas também reunimos iniciativas como o atelier O Bestiário, o festival Morrostock, as produtoras culturais Puro Movimento, Gamana e Todt Produções e a empresa de booking internacional de música eletrônica Konnekt. Música interligada às artes plásticas, comunicação, projetos criativos e intercâmbio cultural são hoje a engrenagem para muitas iniciativas como festivais de música, turnês nacionais e internacionais, exposições, gestão de carreira artística, eventos de rua, gravação de álbuns e ações de capacitação e profissionalização”, explica Mari Martinez, CEO do Marquise.

Ao longo da sua primeira década de existência, o Marquise permaneceu sensível às inovações e transformações do mercado cultural no mundo todo, com a disseminação de selos alternativos, coletivos, festivais e participação dos produtores e artistas na construção de políticas públicas para o campo da cultura. Enquanto os modelos econômicos e políticos tradicionais enfrentavam crises definidoras, a onda do it yourself (faça você mesmo) se propagava como alternativa, fornecendo novos modos de expressão e novos modos de empreender.

“Fazendo um recorte para o Rio Grande do Sul, com certeza existe um movimento neste sentido, com as casas colaborativas, coletivos culturais, festas de rua, festivais. Fazemos parte dessa rede de artistas e empreendedores que trabalham com ideias, criatividade, inovação e cultura. Somos uma alternativa à indústria tradicional, fazendo da cultura e da coletividade uma poderosa força de transformação e de desenvolvimento. Nossas cidades precisam apostar no setor criativo como estratégia para superar a crise que vivemos”, sustenta Mari, que em 2016 ganhou o prêmio Profissionais da Música como melhor produtora de eventos do Brasil.

Nos últimos dois anos, o Marquise 51 fez parte do projeto Economia Criativa, do SEBRAE RS, o que municiou a transformação do hub com diversos instrumentos de gestão, em especial nas questões administrativas e financeiras. “O Sebrae tem experiência com a capacitação e profissionalização do setor da indústria e comércio. Acho muito importante esta atuação da instituição com empreendimentos criativos. Em diversos estados do Brasil, ele tem participação estratégica para o setor da economia criativa. Acredito que no Rio Grande do Sul esta atuação está crescendo e tem muito a se desenvolver em construção com esta rede”, considera Mari Martinez, lembrando também da parceria Marquise-Sebrae para promover a música do estado durante a Semana Internacional da Música de São Paulo.

O portfólio atual do Marquise 51 é costurado por linhas que conectam projetos em diferentes áreas, ali reunidos como parte de um amplo movimento que hoje dá vida às grandes cidades. “A ideia é seguirmos fortalecendo essa rede e trabalhando para o casarão, para que todo esse ecossistema continue efervescente e se ramificando ainda mais. Procuramos outros residentes para o hub criativo e parceiros estratégicos e patrocinadores para os nossos projetos coletivos. Já são dois anos atuando desta maneira, e a nossa avaliação é muito positiva!”, comemora Mari.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

20 de Novembro de 2017

Empresas são desafiadas a propor soluções para a indústria

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2017

SEBRAE RS promove empreendedorismo jovem em Santana do Livramento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios