Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CREDITO mei Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Sinergia

Sua empresa pode crescer junto com sua rede de contatos

06/02/18
Fabio Krieger Lopes Reis

Fabio Krieger Lopes Reis

Gerente Setorial do Sebrae RS

COMPARTILHE
Programa do Sebrae reúne empresas de um mesmo segmento para aprimorar indicadores, trocar ideias e desenvolver estratégias para a melhoria de resultados

Pensar coletivamente, trocar ideias estratégicas e promover sinergia entre empreendimentos de um mesmo setor ou cadeia produtiva. Esse é o foco dos Projetos Coletivos do Sebrae, que unem empresários para participarem de projetos voltados à melhoria do negócio, utilizando o poder da colaboração, do networking e da troca de informações. O Sebrae RS já está com inscrições abertas para formar os grupos deste ano, e basta o empreendedor entrar em contato com a unidade mais próxima para se informar e se candidatar a uma vaga.

 Os projetos contam com um planejamento e cronograma definidos em conjunto com os  participantes, com suporte dos facilitadores do Sebrae, sempre com foco na melhoria de indicadores e no incremento dos resultados.

São atendidos os setores de Alimentos, Moda, Saúde, Turismo, Moveleiro, Startups, Economia Criativa, Economia Digital, Metalmecânico, Franquias e Redes de Cooperação, E-commerce, Negócios de Impacto Socioambiental, Energia, Saúde, Turismo, Agroindústria de Pequeno Porte, Apicultura, Bovinocultura de Corte e de Leite, Grãos em Sistema Integrado, Horticultura, Ovinocultura e Vitivinicultura. 

“Muitas vezes os empreendedores são atores solitários, fazendo de tudo para que seus negócios se desenvolvam. Com os Projetos Coletivos, agrupamos empresas de um mesmo setor ou cadeia produtiva, estimulamos a troca de informação e desenvolvemos atividades e metas para melhoria de seu desempenho”, explica Fábio Krieger, gerente de Comércio, Serviços e Indústria do Sebrae RS. 

Para participar, o empreendedor entra em contato com a unidade do Sebrae mais próxima para análise dos requisitos do projetos e perfil da empresa. Caso já tenha os requisitos para participar dos Projetos Coletivos, pode se inscrever em um deles. O Sebrae atua como agregador e facilitador em todo o processo, mas os objetivos, os procedimentos e o modo de atuação de cada grupo são definidos em conjunto com os próprios participantes. Reuniões são feitas regularmente para que os integrantes combinem as ações a serem desenvolvidas e troquem ideias sobre o andamento dos negócios. “É uma oportunidade para os empresários incrementarem seus conhecimentos, conectando informações sobre mercado, inovação, tecnologia, recursos humanos, tendências e muito mais, sempre com foco na melhoria dos resultados”, afirma. 

Outra vantagem do programa é a conexão dos grupos participantes com grupos que representam outros elos da cadeia em que atuam. “As grandes empresas já têm naturalmente essa conexão, mas as micro e pequenas necessitam criar esses relacionamento, pois a competitividade não depende apenas da gestão, mas do grau de conhecimento, relações e conexões com outros setores da sua cadeia produtiva de forma a desenvolver oportunidades de negócios”, analisa Krieger. Além disso, ao longo do projeto, os empresários também participam de feiras e realizam visitas técnicas e missões estratégicas para ganhar conhecimento em boas práticas e fazer benchmarkings.  

 

Ficou interessado? Quer saber como participar?

Confira na sua região os projetos que estão com inscrições abertas >>Projetos Coletivos 2018

Ou ainda, deixe o seu contato abaixo para que possamos lhe enviar mais informações.

 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha