Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Sorveteria de Não-Me-Toque amplia negócios

11/01/17
SEBRAE RS

SEBRAE RS

Redação

COMPARTILHE

Com mais uma iniciativa do Sebrae RS, o empreendimento aumenta produtividade

A Andrioli Sorvetes era composta, apenas, com uma máquina e o resto era feito com processo artesanal. Quase 20 anos depois, o pequeno negócio aumentou as ferramentas de trabalho, o quadro de funcionários e a produtividade. Tudo isso com o auxílio do Sebrae RS, através do Programa ALI – Agentes Locais de Inovação.
 
Desde o começo, uma iniciativa empreendedora. Em 1993, Volmir e Sérgio Andrioli, filhos de proprietários de uma lanchonete, revezavam o trabalho entre a produção de lanches e de sorvetes, em locais diferentes. Na época, não tinham garantias a oferecer, portanto, também não tinham ajuda bancária. Então, a renda da fabricação do doce era investida na própria empresa. Foi assim que os irmãos compraram o terreno onde construíram a sede da Andrioli Sorvetes. 
 
A chegada do SEBRAE RS foi uma consequência. Com o objetivo de melhorar cada dia mais, os empresários decidiram abrir as portas para a visita da agente local de inovação Lídia Tiggermann – formada em Engenharia de Alimentos. “A atuação da agente veio ajudar a empresa justamente nos setores que estávamos deixando a desejar. Lídia nos apontou onde poderíamos melhorar. A partir de então, estamos buscando soluções e ferramentas, como a participação no Projeto do Sebrae RS Desenvolver as Indústrias da Região do Planalto, com os módulos de Gestão, Inovação e Acesso a Mercados”, afirma Volmir.
 
Apesar do pouco tempo, os irmãos contam inúmeros benefícios desde que Lídia começou a dar os primeiros passos com o empreendimento. Partindo do diagnóstico que apresentava os pontos positivos e a melhorar – realizado nos primeiros encontros -, a ALI pesquisou empresas de máquinas e equipamentos com preços acessíveis, contatou empresas de calibragem de equipamentos que trabalham com o Sebrae/RS, instituições para fazerem a análise da água utilizada para a fabricação dos produtos – uma exigência da Vigilância Sanitária -, além da implantação de boas práticas na produção. “Ela auxiliou no desenvolvimento do novo Manual de Boas Práticas de Fabricação e os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), para que fiquemos dentro das normas da Vigilância Sanitária. Agora, está colaborando com o desenvolvimento da nova rotulagem, atualizando todas as informações dos alimentos, para que fiquem em acordo com a legislação atual”, frisa Sérgio.
 
sorvete
 
Os bons resultados colhidos são fruto de um trabalho em conjunto. Enquanto Lídia ressalta o potencial e o esforço da empresa, eles destacam o conhecimento, a disponibilidade e a facilidade na comunicação da agente. Lado a lado, viram a Andrioli se destacar: ampliou sua capacidade produtiva de 300 Kg de sorvete para 500 Kg de sorvete/dia com a aquisição de um novo pasteurizador; capacitou sua equipe em boas práticas; realizou análises microbiológicas da água utilizada na fabricação dos produtos, entre outras melhorias e diferenciais conquistados.
 
Para os proprietários, aceitar a visita do agente local de inovação valeu apena. Sérgio diz que hoje estão abertos a inovações tecnológicas e atentos ao contexto onde a Andrioli Sorvetes está inserida, o que ajuda a prepará-los para atuar no mercado. “A principal mudança é que agora estamos mais confiantes e convencidos de estarmos no caminho certo. Estamos preparados, fortes e decididos para enfrentar as dificuldades que vierem e inspirados para melhorar cada dia mais”, conclui.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Tendências | GEM

Novos modelos de negócios

Você está preparado para as novas tendências do seu mercado?

Metalmecânico

Processo Produtivo

Uma luz para ajudar na separação de produtos

Inovação

Design Thinking e Inovação

Design Thinking: gerenciando projetos de inovação

Notícias

23 de Outubro de 2017

Oportunidades de negócios para empresas do setor de energia

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/10/2017 10:55

Evento em Lajeado apresenta vantagens da Junta Digital

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional