Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI consultoria Credito BOAS PRATICAS empretec

Loading SEBRAE

Projeto Mais Varejo motiva empresário a fazer mudanças

12/01/17
SEBRAE RS

SEBRAE RS

Redação

COMPARTILHE

A Meireles Auto Peças passou por melhorias de gestão e teve sua loja revitalizada

Na busca de tornar o seu negócio mais atrativo e ampliar a sua visão de mercado, Cristiano da Silva, um dos sócios da Meireles Auto Peças, participou do Projeto Mais Varejo, que ocorreu entre 2011 e 2012, no município de Tapejara, localizado na região Planalto do Rio Grande do Sul (RS). Através dessa ação do SEBRAE RS, o empreendedor realizou alterações no controle do fluxo de caixa, revitalizou a loja e participou do Seminário Empretec.

O primeiro contato de Silva com o SEBRAE RS ocorreu em 2007, quando fez o plano de negócios da Meireles Auto Peças. Após isso, o empresário aderiu ao Projeto Mais Varejo – Revitalização dos Espaços Comerciais, que proporciona aos empreendimentos diversas capacitações e consultorias em gestão, nas áreas de marketing, finanças, recursos humanos, visual da loja, posicionamento estratégico e cliente oculto. Além disso, o empresário teve a oportunidade de ir a campo em missão empresarial para São Paulo, em 2011, onde concretizou parceria com uma empresa na área de seguros que dura até hoje.

Entre as principais mudanças implementadas na Meireles Auto Peças estão o controle do fluxo de caixa e a revitalização da loja. Cristiano da Silva fala que a sua visão sobre o SEBRAE mudou muito depois que participou do Projeto Mais Varejo. “Sempre achei que receberia as ferramentas e teria que colocá-las em prática sozinho. Mas é totalmente diferente, há suporte e acompanhamento de todos os processos que são modificados.” Para a gerente da Regional Planalto do SEBRAE RS, Maria Meyer, a intenção do Projeto Mais Varejo é colocar em prática mecanismos que tornem as empresas preparadas para o mercado.

Após a participação da loja de auto peças no projeto, Silva decidiu implantar outro tipo de serviço no negócio: uma oficina mecânica, mas só colocou em prática depois que participou do Seminário Empretec, em 2012. Conforme o empreendedor, o desafio era oferecer aos clientes um novo conceito de oficina mecânica e o Empretec proporcionou a ele uma nova visão. “Queríamos desmanchar o conceito de oficina suja de óleo por todo o chão. Nosso ambiente é limpo e temos uma equipe uniformizada”, explica.

O próximo passo do empresário é continuar com o apoio do SEBRAE RS para buscar um ponto novo e mais amplo, em Tapejara. Silva deseja ampliar a rede de atendimento abrindo mais uma loja em outro município, ainda não definido, fechando o total de cinco filiais: Tapejara, Frederico Westphalen, Palmitinho e Constantina.

Empretec

O Empretec é uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios. No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo SEBRAE. O Seminário pode proporcionar aos seus participantes a melhoria no seu desempenho empresarial, maior segurança na tomada de decisões, a ampliação da visão de oportunidades, dentre outros ganhos, aumentando, assim, as chances de sucesso empresarial.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

21 de Agosto de 2017

As pessoas de uma empresa são parte fundamental dos negócios

SAIBA MAIS

 

21 de Agosto de 2017

Estande coletivo apresenta novidades de empreendedores gaúchos na Expoagas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2017 10:05

Tour da Moda leva varejistas a visitas técnicas em São Paulo

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer