Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Pequena grande contribuição para a agricultura

12/01/17
SEBRAE RS

SEBRAE RS

Redação

COMPARTILHE

Uniplastic Indústria de Peças Plásticas deverá crescer a partir de suas próprias criações

Passo Fundo – Um belo exemplo de como a cadeia produtiva agroindustrial conjuga o verbo crescer no coletivo é o começo da história de sucesso da pequena empresa Uniplastic Indústria de Peças Plásticas Ltda., de Passo Fundo. Com apenas 10 funcionários, hoje, compõe uma importante parte da produção agrícola gaúcha. Seu produto-chave, que surgiu após investimentos conquistados pelo programa Inova Pequena Empresa RS, do SEBRAE RS, em 2010, já conquistou o mercado local e nos estados do Paraná, Goiás e Mato Grosso. É o dosador de precisão para aplicação de fertilizantes.

Com muito orgulho e boa dose de estudos e persistência, o empreendedor que criou a Uniplastic, Alexandre Felizari, admite que a seleção no edital do Programa Inova Pequena Empresa RS foi a largada para a execução de suas intenções como industrial. “Desde o início da empresa, há 27 anos, só fazíamos serviços de injeção plástica e montagens para outras companhias. Não havia uma produção com a assinatura de produto Uniplastic”, conta. A partir de 2007, o desejo de criar seus próprios projetos cresceu e o aporte financeiro do SEBRAE RS, que no total chegou a R$ 280 mil, viabilizou a materialização do dosador de fertilizantes, hoje, sucesso da empresa.

Conforme a explicação de Alexandre, a unificação do uso do plástico como matéria prima para o dosador com sistemas eletrônicos e mecânicos mais elaborados é o que gera o bom desempenho do produto. “O dosador ajuda na hora de plantar. Ele é acoplado nas máquinas agrícolas e possui diferenciais de gerar uniformidade na dosagem de fertilizantes, principalmente, em terrenos com declive ou aclive”, detalha. Além disso, por ser engenheiro de formação, o proprietário da pequena indústria desenvolveu um sistema de encaixe e desencaixe muito mais simples e rápido de proceder em relação aos dosadores já existentes no mercado. “O nosso não usa parafusos, então, é bem mais simples de ser retirado e colocado nas máquinas para a manutenção necessária”, conclui.

Na visão da gestora de Projetos da Indústria, Doriane Ferrari, atuante da gerência regional Planalto do SEBRAE RS, em Passo Fundo, o desempenho da Uniplastic é resultado também de uma série de ações que a empresa realiza junto à instituição. “Consultorias na área de gestão administrativa e engajamento no Arranjo Produtivo Local (APL), ajudam a Uniplastic a se concentrar em seus planos de negócio e a criar uma estrutura comercial mais bem capacitada. A viabilidade do projeto do dosador veio por merecimento”, comenta ela.

Os próximos passos da pequena indústria vão, justamente, no caminho de qualificar a estrutura comercial. “Já temos bom volume de vendas no Rio Grande do Sul e Paraná e estamos conquistando espaços em Goiás e Mato Grosso. O SEBRAE RS nos acompanhará nessa jornada e mesmo com momento de crise econômica as vendas continuam porque somos competitivos em relação aos concorrentes”, empolga-se o empreendedor. Na época do edital Inova Pequena Empresa RS foram 420 propostas recebidas no SEBRAE RS e 55 selecionadas.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Empreendedorismo

Investimentos

O Risco de Não Investir!

Empreendedorismo

Pesquisa GEM

Oportunidade ou necessidade?

E-commerce

Conferência E-commerce Brasil

10 dicas para você ter sucesso na sua Loja Virtual

Notícias

24 de Novembro de 2017

Ainda dá tempo de dar um upgrade na sua empresa

SAIBA MAIS

 

24 de Novembro de 2017

Quer saber como se comunicar pelo YouTube?

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 24/11/2017 15:59

Sebrae promove 2° Seminário Brasil Mais Simples em Santa Maria

Sebrae RS Podcast 23/11/2017 17:09

Projeto Conexão Saúde RS apoia indústrias do setor