Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria credito Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Fabricante de congelados de Pelotas planeja triplicar estrutura em plena crise

12/01/17
SEBRAE RS

SEBRAE RS

Redação

COMPARTILHE

Bah que Massa colhe benefícios de acompanhamento gratuito realizado por programa do SEBRAE RS e CNPQ

Pelotas – É tempo de crescer no mercado. Isso mesmo. A Bah que Massa, fabricante de salgados folhados, de Pelotas, prepara-se para dar um importante salto em sua estrutura este ano. Para atender a demanda e a perspectiva de aumento de vendas, a empresa planeja a inauguração de uma nova sede, que vai passar dos atuais 70 m2 para 220 m2. Com a ampliação, também devem ser contratados novos colaboradores e a produtividade deve aumentar.

A boa nova é fruto do trabalho realizado em conjunto com o Programa ALI – Agentes Locais da Inovação, realizado pelo SEBRAE RS, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Fabricante de produtos congelados com base em massa folhada, como pasteis, empadas, cachorro-quente folhado, pão de queijo e salgadinhos, o empreendimento já era reconhecido pela qualidade de seus produtos, antes da adesão ao programa. O proprietário João Carlos Gonçalves preza por utilizar matérias-primas importadas, como farinha de trigo, para assegurar a excelência da produção. “A oferta de um alimento com qualidade é mais importante do que um preço baixo”, afirma. No entanto, a empresa carecia de padronização, maior conhecimento dos custos e dedicação aos processos administrativos, questões que ocasionavam um controle financeiro ineficaz.

A situação começou a mudar com a adesão ao Programa ALI, em 2014. “A partir de uma orientação proativa, especializada e gratuita, o agente diagnostica a empresa e elabora planos de trabalho para promover a prática continuada de ações de inovação”, explica Michele Seleri, gestora do Programa ALI no SEBRAE RS. A agente Katherine Manetti destaca a evolução do negócio: “O programa ALI auxiliou o empresário a organizar melhor seus processos. Foram sugeridas ações para melhorias internas e externas. E com o tempo, as mudanças foram ocorrendo e o resultado apareceu”. Hoje é possível saber quanto custa cada item e os produtos foram padronizados. Com melhor planejamento, foi possível preparar novas estratégias, como a venda por tele-entrega. O resultado foi um aumento de 20% no faturamento mensal e de 90% na loja da fábrica.

Nova sede

A evolução deve continuar com um novo espaço para a empresa. A outra sede está sendo planejada com projeto arquitetônico a partir da consultoria SebraeTec Design, um instrumento do SEBRAE que permite aos negócios de todos os setores econômicos acesso subsidiado a serviços em inovação e tecnologia. Com a ampliação será necessário contratar colaboradores para aumentar a produção e ainda se espera garantir um aumento de produtividade. O terreno já foi adquirido. “O Programa ALI nos trouxe conhecimento e planejamento para podermos desenvolver atividades com competência, clareza para atingirmos os nossos objetivos”, define o empresário João Carlos.

Enquanto a nova sede não vem, a Bah que Massas continua se aperfeiçoando para atrair mais clientes e fidelizar os atuais. “Promovemos a degustação de lançamentos de produtos em lojas vizinhas à empresa, assim conquistamos novos fregueses entre clientes que não nos conheciam”, conta. Eles também planejam implantar um programa de fidelidade, realizar pesquisas de satisfação, otimizar a exposição dos produtos na loja e criar embalagem para consumo em pontos de venda, como postos de gasolina, além de formatos diferenciados para alavancar as vendas em datas comemorativas. Atentos à crise e à necessidade de economia, a empresa também vai contratar a consultoria SebraeTec Eficiência Energética para identificar possíveis reduções de custos com energia elétrica e continuar garantindo bons resultados.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

21 de Agosto de 2017

As pessoas de uma empresa são parte fundamental dos negócios

SAIBA MAIS

 

21 de Agosto de 2017

Estande coletivo apresenta novidades de empreendedores gaúchos na Expoagas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2017 10:05

Tour da Moda leva varejistas a visitas técnicas em São Paulo

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer