Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Escola de Passo Fundo é exemplo de inovação

12/01/17
SEBRAE RS

SEBRAE RS

Redação

COMPARTILHE

Passo Fundo – Inovação não é só para grandes empresas. Uma escola de Passo Fundo transformou-se em exemplo após implantar as melhorias e soluções propostas pelo programa Agentes Locais da Inovação (ALI), do SEBRAE RS.

Em 2012, a empresária Hana Bao fundou a Escola de Educação Infantil Colinho de Mãe, em Passo Fundo, para atender crianças de 0 a 4 anos de idade. “A escola tem como objetivo oportunizar a essas crianças condições que favoreçam o desenvolvimento das suas potencialidades; proporcionando um ambiente acolhedor, afetivo e lúdico”, destaca Hana. Por isso, a proprietária sempre buscou profissionais com formação em pedagogia. Mas os investimentos em qualidade não impediam a insegurança sobre os rumos do negócio a cada aluno que saía da escola. A situação mudou quando Hana foi convidada a participar do Programa ALI – Agentes Locais da Inovação SEBRAE. “Em abril de 2014, já havia fila de espera para as crianças se matricularem”, comemora a empresária.

O Programa Agentes Locais de Inovação tem duração de dois anos e é gratuito. O objetivo é levar a inovação às pequenas empresas com uma metodologia de realização de diagnósticos que auxiliam na identificação dos principais pontos fortes e oportunidades de melhoria. “O agente vai até a empresa, faz um diagnóstico e a partir do que foi identificado elabora um plano para aumentar o seu grau de inovação. Buscamos o aumento do faturamento, das vendas e de clientes. Para obter eficiência, é importante que o empresário coloque em prática o que foi proposto”, afirma a coordenadora estadual do ALI, Cláudia Rodrigues.

Hana seguiu as proposições do programa e implantou uma série de melhorias e inovações em sua escola. Na área administrativa, um controle financeiro com separação dos custos fixos e custos variáveis, das despesas particulares e comerciais da empresária e o controle de recebimento das mensalidades auxiliaram na gestão financeira do negócio. A partir de uma pesquisa de satisfação e enquete para análise de agregação de novos serviços, com o sorteio de brinde entre os participantes como forma de incentivo as respostas, foi possível confirmar a receptividade dos pais para agregar novos serviços. A escola também criou uma página na rede social Facebook para mostrar as atividades desenvolvidas e fotos, realizou campanha do agasalho e implantou bonificação para professoras em datas especiais. Aulas de música, taekwondo, balé, inglês e danças gaúchas passaram a integrar a grade de atividades da escola. No encerramento do ano letivo, foi organizado um evento circense que envolveu toda a comunidade, de professores, pais e alunos. E a escola passou a elaborar um relatório anual de melhorias e investimentos.

A evolução pode ser comprovada nos resultados da empresa como negócio e nos critérios de inovação. Em 2012, a escola tinha 30 alunos matriculados e, neste ano, são 84 alunos, e fila de espera por vagas. “Ao final do projeto, a Escola de Educação Infantil Colinho de Mãe alcançou uma evolução de 63,15% em seu grau de inovação, sendo que a média esperada para as empresas em geral dentro do programa é de 15%”, analisa agente local de inovação Roberta Monteiro, que acompanhou a empresa. “Além disso, das 13 dimensões que a metodologia aborda, a escola evolui em nove delas, pois, durante todo o período de atendimento a empresária esteve disposta a analisar e implementar as sugestões apresentadas, incorporando a inovação em sua rotina do planejamento, através de pequenas ações que geram um grande resultado.

O Programa Agentes Locais da Inovação é destinado a empresas de pequeno porte. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Empreendedorismo

Investimentos

O Risco de Não Investir!

Empreendedorismo

Pesquisa GEM

Oportunidade ou necessidade?

E-commerce

Conferência E-commerce Brasil

10 dicas para você ter sucesso na sua Loja Virtual

Notícias

24 de Novembro de 2017

Ainda dá tempo de dar um upgrade na sua empresa

SAIBA MAIS

 

24 de Novembro de 2017

Quer saber como se comunicar pelo YouTube?

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 24/11/2017 15:59

Sebrae promove 2° Seminário Brasil Mais Simples em Santa Maria

Sebrae RS Podcast 23/11/2017 17:09

Projeto Conexão Saúde RS apoia indústrias do setor