Loading SEBRAE

Mais buscados: sei CONSULTORIA Credito Boas Praticas empretec

Loading SEBRAE

Empreendedorismo

Prêmio SEBRAE Mulheres de Negócios

Empreendedora de Ijuí conquista mais uma vitória

04/09/17
Roseli Martins

Roseli Martins

Gerência de Relacionamento com Clientes

COMPARTILHE
O SEBRAE foi fundamental para a ascensão do nosso negócio, pois nos ofereceu informações necessárias para organização da gestão da nossa propriedade.

A trajetória empreendedora de Lídia Megier começou em 2000, com um sonho de construir a sua casa própria e empreender no campo.  Incentivada pela EMATER e com apoio financeiro do BRDE para compra de mil mudas e implementos, ela criou a Agro Megier, empresa localizada em Ijuí no Noroeste do Estado.

O início foi difícil para a gaúcha, que trabalha com as lidas do campo desde cedo. O empreendimento iniciou com o plantio de 1000 mudas frutíferas, os primeiros frutos demoraram três anos para serem colhidos. Neste período “A família teve que se virar e os filhos tiveram que trabalhar em propriedades vizinhas, vendemos sucatas e leite, o importante neste período era não desistir” relembra Lídia.

Não demorou muito para Lídia perceber que a propriedade precisava de novas tecnologias, mas a família conservadora era resistente às novas técnicas de plantio e gestão da propriedade. Porém os argumentos não eram válidos para Lídia, que nunca desistiu e foi atrás de inovações, capacitações e aplicou o conhecimento adquirido na sua propriedade.

Os bons frutos logo começaram a ser colhidos, a Agro Megier começou a crescer e o sustento da família passou a sair exclusivamente do campo. “Tirar da terra o sustento para minha família me traz alegria e satisfação”, celebra a empreendedora.

Lídia tem ativa participação na comunidade. Faz parte da comissão de mulheres da FETAG, onde uma vez por mês um grupo exclusivamente feminino se reúne para discutir o papel da mulher na agricultura. Ela participa também do projeto Vida Rural e faz doações ao programa “Mesa Brasil” de complementação alimentar.

Passados 17 anos, a Agro Megier é considerada uma propriedade modelo pela sua organização na gestão e produção. Além de produzirem frutas durante todo o ano, o mix de produtos foi ampliado, incluindo também beterraba, cenoura, mandioca, repolho e batata-doce.

Seus produtos são comercializados na comunidade e para programas do Governo como PENAE – o Programa Nacional de Alimentação Escolar. No seu planejamento, está a construção de uma Agroindústria, mais um sonho que deverá ser concretizado ainda em 2017.

“O SEBRAE foi fundamental para a ascensão do nosso negócio, pois nos ofereceu informações necessárias para organização da gestão da nossa propriedade”, relata a empresária.

Lídia estará representando o Rio Grande do Sul na grande final nacional do Prêmio SEBRAE Mulheres de Negócios, na categoria Produtora Rural. A cerimônia será realizada em outubro, em Brasília.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação