Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Empreendedorismo

Prêmio SEBRAE Mulheres de Negócios

Empreendedora de Ijuí conquista mais uma vitória

04/09/17
Roseli Martins

Roseli Martins

Gerência de Relacionamento com Clientes

COMPARTILHE
O SEBRAE foi fundamental para a ascensão do nosso negócio, pois nos ofereceu informações necessárias para organização da gestão da nossa propriedade.

A trajetória empreendedora de Lídia Megier começou em 2000, com um sonho de construir a sua casa própria e empreender no campo.  Incentivada pela EMATER e com apoio financeiro do BRDE para compra de mil mudas e implementos, ela criou a Agro Megier, empresa localizada em Ijuí no Noroeste do Estado.

O início foi difícil para a gaúcha, que trabalha com as lidas do campo desde cedo. O empreendimento iniciou com o plantio de 1000 mudas frutíferas, os primeiros frutos demoraram três anos para serem colhidos. Neste período “A família teve que se virar e os filhos tiveram que trabalhar em propriedades vizinhas, vendemos sucatas e leite, o importante neste período era não desistir” relembra Lídia.

Não demorou muito para Lídia perceber que a propriedade precisava de novas tecnologias, mas a família conservadora era resistente às novas técnicas de plantio e gestão da propriedade. Porém os argumentos não eram válidos para Lídia, que nunca desistiu e foi atrás de inovações, capacitações e aplicou o conhecimento adquirido na sua propriedade.

Os bons frutos logo começaram a ser colhidos, a Agro Megier começou a crescer e o sustento da família passou a sair exclusivamente do campo. “Tirar da terra o sustento para minha família me traz alegria e satisfação”, celebra a empreendedora.

Lídia tem ativa participação na comunidade. Faz parte da comissão de mulheres da FETAG, onde uma vez por mês um grupo exclusivamente feminino se reúne para discutir o papel da mulher na agricultura. Ela participa também do projeto Vida Rural e faz doações ao programa “Mesa Brasil” de complementação alimentar.

Passados 17 anos, a Agro Megier é considerada uma propriedade modelo pela sua organização na gestão e produção. Além de produzirem frutas durante todo o ano, o mix de produtos foi ampliado, incluindo também beterraba, cenoura, mandioca, repolho e batata-doce.

Seus produtos são comercializados na comunidade e para programas do Governo como PENAE – o Programa Nacional de Alimentação Escolar. No seu planejamento, está a construção de uma Agroindústria, mais um sonho que deverá ser concretizado ainda em 2017.

“O SEBRAE foi fundamental para a ascensão do nosso negócio, pois nos ofereceu informações necessárias para organização da gestão da nossa propriedade”, relata a empresária.

Lídia estará representando o Rio Grande do Sul na grande final nacional do Prêmio SEBRAE Mulheres de Negócios, na categoria Produtora Rural. A cerimônia será realizada em outubro, em Brasília.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

20 de Fevereiro de 2018

Gedeão Pereira é o novo presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

19 de Fevereiro de 2018

Soluções online para empreender

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/02/2018 11:12

Conexão da Moda tem inscrições abertas para lojas do setor

Sebrae RS Podcast 15/02/2018 11:05

Projeto busca aproximação entre varejo e indústria de moda no RS