Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Credito mei consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Ovinocultura

Histórias de Sucesso

De 50 para 500 em sete anos

09/12/17
SEBRAE RS

SEBRAE RS

Redação

COMPARTILHE
Produtor rural Ricardo Serpa, de São Lourenço do Sul, ampliou seu negócio com o apoio do programa Juntos Para Competir

Sete anos foi o tempo necessário para o produtor rural Ricardo Serpa multiplicar sua criação de ovinos de 50 para mais de 500 cabeças na propriedade em São Lourenço do Sul. Com o apoio das consultorias do programa Juntos Para Competir (FARSUL, SENAR RS e SEBRAE RS), o empreendedor transformou sua propriedade em uma microempresa de sucesso. 

 Em 2010, com a enchente que dizimou a cidade, o SEBRAE RS, em parceria com a prefeitura municipal, criou o programa Superar São Lourenço do Sul. Esse foi o primeiro passo de aproximação de Serpa com a entidade. “Sem esse suporte inicial não seríamos capazes de seguir em frente”, relembra. 

 Do Superar, o produtor seguiu para o programa Juntos Para Competir e participou de diversas consultorias tecnológicas e de gestão. “Mudei a minha vida com esses projetos. Essa relação foi essencial para crescer e evoluir tanto como empresário quanto como pessoa”, revela. 

 Para Serpa, um dos momentos em que a assistência da entidade foi fundamental foi quando decidiu alterar o modo do seu negócio. No início, ele era criador de ovinos, mas com a ajuda de técnicos do SEBRAE RS e análise financeira da propriedade, atualmente trabalha como produtor terminador, ou seja, na fase de engorda do animal para envio ao abatedouro. 

 “Posso dizer que antes não tinha nada e agora falta pouco para que a minha propriedade possa ser enquadrada como uma empresa rural. Podemos realmente acreditar que fazemos um trabalho profissional aqui”, conta Serpa, que este ano também foi eleito presidente do Sindicato Rural de São Lourenço do Sul. “Só fui capaz de assumir mais essa responsabilidade, porque passei anos vendo como os gestores do SEBRAE RS fazem tudo pelo bem das pessoas e isso acaba contaminando a gente”, afirma. 

 O técnico da Gerência Regional Sul do SEBRAE RS Juliano Bolzoni destaca a qualidade do nível de gestão do produtor. “O Ricardo Serpa está há cinco anos no JPC e sempre evoluindo, com um trabalho muito minucioso. No empreendimento dele podemos notar que as metas são sempre de médio e longo prazos, o que não costumamos ver com frequência no setor agropecuário”, comenta. 

 

Veja também:

Produtor de Ovinos destaca trabalho do Juntos para Competir

É para produtores como o Sr. Ricardo Serpa que a Farsul – Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, o SENAR – RS e o SEBRAE/RS, unidos através do programa Juntos para Competir, trabalham todos os dias!

Publicado por Sebrae RS em Sábado, 2 de setembro de 2017

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha