Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI credito CONSULTORIA Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Finanças

Finanças

Cinco dicas financeiras para quem está abrindo uma empresa com pouco dinheiro

13/06/17
Augusto Martinenco

Augusto Martinenco

Gerência de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros

COMPARTILHE
Dicas para quem precisa superar a necessidade de capital para a abertura de uma empresa

Mesmo com pouco dinheiro, é possível dar o passo inicial para empreender. Recursos financeiros são importantes para dar velocidade e consistência durante a implantação de um novo negócio, mas nem sempre eles precisam vir de instituições financeiras. Veja dicas para quem precisa superar a necessidade de capital para a abertura de uma empresa:

1-Busque parcerias: existem muitas formas de otimizar os investimentos iniciais no negócio. Acordos de comodato e permuta podem diminuir a necessidade de desembolsar recursos no início da operação. Outra forma de minimizar as despesas (pelo menos inicialmente) é compartilhar espaços com outras pessoas e empresas. Ambientes de coworking podem ser uma boa opção.

2-Trabalhe os prazos: quanto maior for a distância entre o prazo de pagamento e o prazo de recebimento na sua empresa, mais necessidade de capital de giro você terá. Busque estratégias que compatibilizem esses prazos. Por exemplo, se der 60 dias para o seu cliente pagar, você precisará negociar um prazo parecido com o fornecedor, antecipar o recebimento (com custo adicional) ou providenciar recursos.

3-Erre rápido e barato: você não tem tempo e nem dinheiro para desenvolver produtos e serviços que ficarão prontos somente depois de muitos processos de checagem e validação. Por isso, ao longo do processo de prototipagem e/ou validação do negócio, permita que clientes e parceiros testem seus produtos ou serviços (mesmo que não estejam 100% prontos). Será muito mais rápido e menos custoso.

4-Acione o seu networking: é necessário criatividade para divulgar a sua empresa e se comunicar com seu cliente. Utilize a sua rede de contatos para divulgar os produtos e serviço que você está colocando no mercado. Chame seus amigos e familiares para testarem seus produtos e peça dicas. Eles podem ajudar a adequá-lo ou melhorá-lo. Transforme seus amigos em embaixadores da sua empresa. Pense em disponibilizar bônus e códigos promocionais para seus amigos enviarem para os amigos deles, divulgando sua empresa. O boca a boca é uma poderosa ferramenta de divulgação.

5-Reinvista os resultados: é fundamental reinvestir os primeiros resultados financeiros para potencializar o crescimento do negócio. Se a empresa tem pouco dinheiro em caixa, não caia na tentação de distribuir as sobras e dividendos. É com estes recursos que você fará frente aos desafios de giro e colocará em prática as estratégias de expansão.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

20 de Novembro de 2017

Empresas são desafiadas a propor soluções para a indústria

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2017

SEBRAE RS promove empreendedorismo jovem em Santana do Livramento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios