Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI consultoria Credito BOAS PRATICAS empretec

Loading SEBRAE

Agroindústria familiar consolida marca em Aratiba

12/01/17
SEBRAE RS

SEBRAE RS

Redação

COMPARTILHE

Alimentos Klein expandiu a produção a outros produtos e agora busca mercado fora da cidade

Aratiba – Em várias regiões do estado do Rio Grande do Sul a agroindústria familiar vem se consolidando como estratégia fundamental de agregação de valor, visando à geração de trabalho e renda. Zeno Klein, na década de 1980, começou a produzir queijos e vender na sua propriedade localizada em Aratiba, cidade de 6.500 habitantes localizada no extremo Norte gaúcho. A necessidade de diversificação, aproveitamento de produção e mão de obra própria levou o filho de Klein, Gilberto Klein, a investir em uma pequena indústria do setor de laticínios, chamando inicialmente de ANK (Alimentos Naturais Klein), e atualmente denominada Alimentos Klein.

Desde 2011, a propriedade Klein faz parte do Projeto do Sebrae RS Desenvolver Sistemas Agrofamiliares da Região Norte. A entidade tem diversos projetos voltados ao agronegócio, como explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Vitor Augusto Koch: “Nossa função é conscientizar os produtores de que a propriedade rural é uma empresa e que precisa de controles gerenciais, mostrando a eles que devem agir como verdadeiros empresários”.

O gestor Ronaldo Kloeckner enfatiza que houve uma mudança de paradigmas entre os participantes do projeto direcionado aos sistemas agrofamiliares, os quais começaram a perceber a importância da visão empresarial para os seus negócios. “Na propriedade de Gilberto Klein, bem como em outras tantas atendidas pelo projeto, focamos mudanças nas ações de inovação e de novas tecnologias”, afirma Kloeckner. Até o final do ano, outras demandas serão atendidas, principalmente para desenvolvimento tecnológico das agroindústrias.

Com o aumento da comercialização em 2008, a Alimentos Klein teve de ser ampliada, segundo o proprietário Gilberto, hoje com 38 anos. As vendas estavam crescendo e surgiu a intenção de fornecer aos mercados locais e prefeituras (na merenda escolar). O empresário se formalizou, registrou a agroindústria no SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e construiu a planta produtiva seguindo as normas para o processamento do leite pasteurizado e queijo. A trajetória da família Klein é hoje apresentada como história de sucesso na agroindústria familiar por apresentarem com orgulho novos produtos e a preocupação com a qualidade e Boas Práticas de Fabricação.

O negócio continuou expandindo e o empreendedor percebeu que precisava de um produto novo. Depois de participar da consultoria do SEBRAETec deu início à produção de bebida láctea de morango e salada de fruta, aproveitando o excedente de leite, e, também, o subproduto da produção de queijo, o soro. Também foi desenvolvida uma nova embalagem que deixa as informações mais claras e específicas, reforçando a qualidade associada à marca. O proprietário relata que com as mudanças os ganhos aumentaram de 15 a 20%.

A família hoje é constituída por Gilberto, Neucimara e a filha Milena, de três anos, Antonio e Ivanete (pais da Neucimara) e a irmã Camila. Neucimara dedica tempo integral à agroindústria, e Gilberto divide-se entre a produção e a comercialização dos produtos, em parceria com o pai Zeno.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

21 de Agosto de 2017

As pessoas de uma empresa são parte fundamental dos negócios

SAIBA MAIS

 

21 de Agosto de 2017

Estande coletivo apresenta novidades de empreendedores gaúchos na Expoagas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2017 10:05

Tour da Moda leva varejistas a visitas técnicas em São Paulo

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer