Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Agroindústria familiar consolida marca em Aratiba

12/01/17
SEBRAE RS

SEBRAE RS

Redação

COMPARTILHE

Alimentos Klein expandiu a produção a outros produtos e agora busca mercado fora da cidade

Aratiba – Em várias regiões do estado do Rio Grande do Sul a agroindústria familiar vem se consolidando como estratégia fundamental de agregação de valor, visando à geração de trabalho e renda. Zeno Klein, na década de 1980, começou a produzir queijos e vender na sua propriedade localizada em Aratiba, cidade de 6.500 habitantes localizada no extremo Norte gaúcho. A necessidade de diversificação, aproveitamento de produção e mão de obra própria levou o filho de Klein, Gilberto Klein, a investir em uma pequena indústria do setor de laticínios, chamando inicialmente de ANK (Alimentos Naturais Klein), e atualmente denominada Alimentos Klein.

Desde 2011, a propriedade Klein faz parte do Projeto do Sebrae RS Desenvolver Sistemas Agrofamiliares da Região Norte. A entidade tem diversos projetos voltados ao agronegócio, como explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Vitor Augusto Koch: “Nossa função é conscientizar os produtores de que a propriedade rural é uma empresa e que precisa de controles gerenciais, mostrando a eles que devem agir como verdadeiros empresários”.

O gestor Ronaldo Kloeckner enfatiza que houve uma mudança de paradigmas entre os participantes do projeto direcionado aos sistemas agrofamiliares, os quais começaram a perceber a importância da visão empresarial para os seus negócios. “Na propriedade de Gilberto Klein, bem como em outras tantas atendidas pelo projeto, focamos mudanças nas ações de inovação e de novas tecnologias”, afirma Kloeckner. Até o final do ano, outras demandas serão atendidas, principalmente para desenvolvimento tecnológico das agroindústrias.

Com o aumento da comercialização em 2008, a Alimentos Klein teve de ser ampliada, segundo o proprietário Gilberto, hoje com 38 anos. As vendas estavam crescendo e surgiu a intenção de fornecer aos mercados locais e prefeituras (na merenda escolar). O empresário se formalizou, registrou a agroindústria no SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e construiu a planta produtiva seguindo as normas para o processamento do leite pasteurizado e queijo. A trajetória da família Klein é hoje apresentada como história de sucesso na agroindústria familiar por apresentarem com orgulho novos produtos e a preocupação com a qualidade e Boas Práticas de Fabricação.

O negócio continuou expandindo e o empreendedor percebeu que precisava de um produto novo. Depois de participar da consultoria do SEBRAETec deu início à produção de bebida láctea de morango e salada de fruta, aproveitando o excedente de leite, e, também, o subproduto da produção de queijo, o soro. Também foi desenvolvida uma nova embalagem que deixa as informações mais claras e específicas, reforçando a qualidade associada à marca. O proprietário relata que com as mudanças os ganhos aumentaram de 15 a 20%.

A família hoje é constituída por Gilberto, Neucimara e a filha Milena, de três anos, Antonio e Ivanete (pais da Neucimara) e a irmã Camila. Neucimara dedica tempo integral à agroindústria, e Gilberto divide-se entre a produção e a comercialização dos produtos, em parceria com o pai Zeno.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

20 de Novembro de 2017

Empresas são desafiadas a propor soluções para a indústria

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2017

SEBRAE RS promove empreendedorismo jovem em Santana do Livramento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios