Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

ADG Plásticos investe em gestão e inovação

12/01/17
SEBRAE RS

SEBRAE RS

Redação

COMPARTILHE

Empresa de Passo Fundo encontrou novas possibilidades de trabalho a partir de reestruturação dos seus negócios com apoio do SEBRAE RS

Criada em 2001, a ADG Plásticos, de Passo Fundo, foi concebida como empresa familiar, status que manteve até 2008. A partir disso, o crescimento era iminente, e com o apoio do SEBRAE RS, passou por um grande choque de gestão, que a fez expandir-se no mercado a partir de planejamento e inovação. O resultado foi, entre outros reconhecimentos, a certificação ISO 9001 e o prêmio MPE 2013, em que foi finalista, além da expansão de faturamento dez vezes em cinco anos.

A ADG atua com maquinário de alta tecnologia e grande porte, e faz parte dos projeto Promover o Desenvolvimento das Indústrias Metalmecânicas do APL Pré-Colheita do Planalto do RS, iniciativa do SEBRAE RS. No início, o foco era o mercado agrícola, produzindo peças com resina termoplástica. O diferencial estava no fato de fabricar peças que aliviavam o peso das máquinas, reduzindo custos ao economizar energia, estimulando, assim, uma maior produtividade.

Conforme relembra o diretor da ADG, Claiton Gasparetto, “trabalhávamos com apenas um cliente. Por um tempo isso nos deixou em uma espécie de zona de conforto, mas percebemos que poderíamos ir além, e o SEBRAE teve papel fundamental nessa mudança”.

A empresa integra, ainda, o APL da Regional Planalto pelo segundo ciclo consecutivo. Nesse tempo, recebeu consultorias e participou de cursos que tinham como foco otimizar a gestão e expandir as possibilidades de atuação. De acordo com a técnica do SEBRAE RS da regional Planalto, Doriane Fatima Ferrari, “a ADG sempre participou de todas as ações. Eles passaram por processos que trabalharam questões de mercado, capacitação de planejamento e inovação”.

Segundo a técnica, a empresa foi inovadora desde sua concepção. “Porém, eles precisavam organizar a estrutura e observar outras possibilidades. Eles precisavam, também, delegar funções e modificar a organização interna”, explica. Com o tempo, o número de funcionários, que eram 7 quando aderiram ao primeiro ciclo do APL, passou para os atuais 38 colaboradores, aumentando, assim, o faturamento.

Gasparetto relembra que, além de integrar projetos e consultorias da entidade, o SEBRAE RS possibilitou o contato com eventos e com outros empreendedores. “Fomos a feiras do setor, participamos de eventos em outras localidades, e isso foi fundamental para vermos o que estava acontecendo de importante, trocarmos experiências. É bom para ver o que o cliente busca”, disse.

Já com o novo modelo de gestão e planejamento consolidados, incluindo o departamento comercial que impulsionou a entrada da empresa em outros estados, o passo seguinte foi buscar a certificação ISO 9001. “Isso foi muito importante, pois nos possibilitou mais segurança para atendermos nossos clientes, e principalmente empresas maiores”, ressalta.

Em 2013, a ADG vislumbrou novos segmentos de atuação. O diretor cita o mercado automotivo e também uma diversificação dentro do próprio espaço em que já atuavam. “Entendemos que era preciso aumentar a nossa visão e, por isso, dentro do mercado agrícola, passamos a pensar em alternativas que fugissem da sazonalidade. Ou seja, nós éramos focados no plantio e trabalhávamos por seis meses com colheitadeiras. Até que pensamos: o que é usado o ano inteiro na lavoura? O pulverizador de inseticida”, explica.

O resultado de todo o investimento de gestão resultou no Prêmio MPE Brasil 2013, em que foi finalista, e do Prêmio Mérito Empresarial – Destaque Gaúcho, no mesmo ano. Para o futuro, o diretor continua apostando em melhorias constantes na condução dos negócios e, por consequência, na expansão. “Atualmente, temos um total de 1500 metros de área construída. Com a aquisição de novo maquinário vamos precisar de mais 1000 metros, então, estamos analisando a possibilidade de construir uma nova área em alguma cidade satélite”, revela.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Empreendedorismo

Investimentos

O Risco de Não Investir!

Empreendedorismo

Pesquisa GEM

Oportunidade ou necessidade?

E-commerce

Conferência E-commerce Brasil

10 dicas para você ter sucesso na sua Loja Virtual

Notícias

24 de Novembro de 2017

Ainda dá tempo de dar um upgrade na sua empresa

SAIBA MAIS

 

24 de Novembro de 2017

Quer saber como se comunicar pelo YouTube?

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 24/11/2017 15:59

Sebrae promove 2° Seminário Brasil Mais Simples em Santa Maria

Sebrae RS Podcast 23/11/2017 17:09

Projeto Conexão Saúde RS apoia indústrias do setor