Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito Consultoria Boas Praticas Empretec

Loading SEBRAE

Moda

Consumo

Vitrine organizada e atraente é o primeiro passo do cliente para dentro da sua loja

17/01/17
Gabriela Paiva

Gabriela Paiva

Gerência de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros

COMPARTILHE
Para manter sempre a sensação de novidade, é muito importante manter a vitrine atualizada, renovando-a com uma certa frequência.

A vitrine de uma loja é o elemento que causa a primeira impressão ao cliente que está passando em frente ao estabelecimento, seja loja de rua ou em shopping center. Em média, 70% das vendas ocorrem pelo interesse dos clientes em produtos expostos na vitrine, por isso, a correta disposição combinada aos demais elementos criam o desejo de compra. A vitrine, portanto, acaba funcionando como um vendedor, que atrai principalmente consumidores que não planejaram a compra e que podem acabar adquirindo algum produto por impulso.

A função mais óbvia da vitrine é estabelecer contato entre a loja e o cliente, pois é preciso que o consumidor se identifique com a mensagem passada. Para a empresa, a vitrine é o meio de criar sua imagem e fortalecer sua identidade. O profissional que projeta vitrines é chamado de vitrinista, mas este trabalho também pode ser realizado por outros profissionais tenham conhecimentos sobre estética e vendas, combinando-os para atingir um resultado adequado ao público-alvo do negócio.

Renovar a vitrine com frequência é importante porque a percepção de novidade pode ativar a curiosidade do consumidor. Em geral, as datas comemorativas estabelecem o calendário temático para as vitrines, mas outros eventos podem inspirar a criação de uma composição, como ocorreu quando o Brasil sediou a Copa do Mundo ou nas Olimpíadas no Rio de Janeiro.

83_1219_-gimsf_vitrinismo_versaovalidada-840x415

A composição visual transmite mensagens a partir das formas: elementos de composição em linhas retas, por exemplo, causam a sensação de calma e estabilidade; curvas transmitem fluidez e graciosidade; linhas retas diagonais transmitem dinamismo e agilidade. Da mesma forma, o uso de cores influencia na atmosfera criada: cores quentes como amarelo e vermelho estimulam e criam ambientes mais densos; cores frias como o azul e verde são mais leves e tem efeito tranquilizante.

É importante ter cuidado com a quantidade de informações com as quais se trabalha na vitrine. Objetos e produtos em demasia causam poluição visual, confundindo ou afastando os potenciais compradores. Considere a possibilidade de deixar alguns espaços vazios, valorizando os elementos escolhidos como protagonistas da cena. Uma mensagem clara é mais atrativa do que uma disposição caótica de produtos.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

16 de Fevereiro de 2018

Programa auxilia propriedades a organizar rotinas de trabalho

SAIBA MAIS

 

15 de Fevereiro de 2018

Ferramentas online para o agronegócio

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/02/2018 11:12

Conexão da Moda tem inscrições abertas para lojas do setor

Sebrae RS Podcast 15/02/2018 11:05

Projeto busca aproximação entre varejo e indústria de moda no RS