Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI consultoria Credito BOAS PRATICAS empretec

Loading SEBRAE

Moda

Estoque organizado

Compras inteligentes e gestão eficiente evitam desperdícios no varejo de moda

23/05/17
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Gerência Setorial de Indústria, Comércio e Serviços

COMPARTILHE
A integração dos dados de estoque da loja com os fornecedores ajuda a evitar a produção desnecessária.

A falta de tempo e de conhecimento sobre as ferramentas de gestão de estoques pode ser um grande empecilho para o sucesso de empresas que trabalham no varejo de moda. Quando falta material para venda, os clientes se sentem frustrados. Porém, quando sobra demais, o lojista pode ter um prejuízo grave. O elemento-chave para resolver essa situação é a informação.

A integração dos dados de estoque da loja com os fornecedores ajuda a evitar a produção desnecessária e o uso inadequado de espaço para estocar, que poderia ser usado para aumentar o fluxo de pessoas no ambiente. Organizar inventários, listando todos os produtos presentes, auxilia a identificar faltas injustificadas de produtos, avarias, fraudes e roubos. Atualmente, o controle é feito com a ajuda de softwares de gestão, que economizam tempo e número de funcionários.

47_gcomgind_moda_estoque_840x415

O cuidado com o escoamento do estoque também pode ajudar a manter um controle mais forte. Garantir que os produtos não encalhem nos cabides evita prejuízos. Para isso, é possível realizar vendas dirigidas para um público específico, fazer grandes promoções (como as liquidações) próximo aos finais das estações do ano e alinhar a divulgação com o perfil do cliente, adaptando a mensagem das vitrines, por exemplo.

O uso de etiquetas RFID (Radio-Frequency IDentification) é uma tendência recente no setor, que está sendo adotada por grandes empresas. Nesta tecnologia, as etiquetas postas nas roupas se comunicam com o sistema da loja por meio de ondas de rádio. Assim, pode-se acompanhar o estoque em tempo real, verificar se uma mercadoria é autêntica e até mesmo receber pagamentos com smartphones.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

21 de Agosto de 2017

As pessoas de uma empresa são parte fundamental dos negócios

SAIBA MAIS

 

21 de Agosto de 2017

Estande coletivo apresenta novidades de empreendedores gaúchos na Expoagas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2017 10:05

Tour da Moda leva varejistas a visitas técnicas em São Paulo

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer