Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito CONSULTORIA Boas Praticas empretec

Loading SEBRAE

Moda

Estoque organizado

Compras inteligentes e gestão eficiente evitam desperdícios no varejo de moda

23/05/17
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
A integração dos dados de estoque da loja com os fornecedores ajuda a evitar a produção desnecessária.

A falta de tempo e de conhecimento sobre as ferramentas de gestão de estoques pode ser um grande empecilho para o sucesso de empresas que trabalham no varejo de moda. Quando falta material para venda, os clientes se sentem frustrados. Porém, quando sobra demais, o lojista pode ter um prejuízo grave. O elemento-chave para resolver essa situação é a informação.

A integração dos dados de estoque da loja com os fornecedores ajuda a evitar a produção desnecessária e o uso inadequado de espaço para estocar, que poderia ser usado para aumentar o fluxo de pessoas no ambiente. Organizar inventários, listando todos os produtos presentes, auxilia a identificar faltas injustificadas de produtos, avarias, fraudes e roubos. Atualmente, o controle é feito com a ajuda de softwares de gestão, que economizam tempo e número de funcionários.

47_gcomgind_moda_estoque_840x415

O cuidado com o escoamento do estoque também pode ajudar a manter um controle mais forte. Garantir que os produtos não encalhem nos cabides evita prejuízos. Para isso, é possível realizar vendas dirigidas para um público específico, fazer grandes promoções (como as liquidações) próximo aos finais das estações do ano e alinhar a divulgação com o perfil do cliente, adaptando a mensagem das vitrines, por exemplo.

O uso de etiquetas RFID (Radio-Frequency IDentification) é uma tendência recente no setor, que está sendo adotada por grandes empresas. Nesta tecnologia, as etiquetas postas nas roupas se comunicam com o sistema da loja por meio de ondas de rádio. Assim, pode-se acompanhar o estoque em tempo real, verificar se uma mercadoria é autêntica e até mesmo receber pagamentos com smartphones.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

16 de Fevereiro de 2018

Programa auxilia propriedades a organizar rotinas de trabalho

SAIBA MAIS

 

15 de Fevereiro de 2018

Ferramentas online para o agronegócio

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/02/2018 11:12

Conexão da Moda tem inscrições abertas para lojas do setor

Sebrae RS Podcast 15/02/2018 11:05

Projeto busca aproximação entre varejo e indústria de moda no RS