Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito Consultoria Boas Praticas Empretec

Loading SEBRAE

Moda

Gestão de Marca

Branding: saiba como construir uma marca forte para o seu negócio de moda

10/01/17
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
A plataforma de marca é o ponto de partida para um branding de qualidade. É através dela que a base da sua identidade é construída.

O trabalho de branding vai da concepção da marca à consolidação da boa reputação da empresa. A partir da definição da plataforma da marca, derivam entregas como, por exemplo, a identidade visual ou o estilo de comunicação nas redes sociais. Como o consumidor de moda tende a expressar o próprio estilo de vida através das roupas e acessórios que veste, a gestão de marca no setor é uma ferramenta indispensável para criar conexão com o público-alvo.

Enquanto as coleções tendem a valorizar novos estilos, cores e materiais a cada troca de estação, o branding de uma marca precisa ser menos volátil. Ele deve ser capaz de incorporar elementos novos, manifestando o espírito daquele momento, sem perder a identificação com o cliente. Por isso, fala-se em encontrar a essência da identidade da sua empresa como um primeiro passo para a construção de uma plataforma, que posteriormente guiará todas as ações de comunicação. José Antônio Verdi, diretor da Verdi Design, explica o processo:

– A gente divide em três pontos: a essência, que é a razão da marca existir resumida em uma frase; os atributos da marca, ou seja, as qualidades que fazem a essência chegar no seu público; e por fim, os pilares da marca, que definem a essência em três palavras-chave.

É fundamental fazer um checklist das ferramentas de comunicação que a empresa utiliza: das caixas e sacolas à fachada, passando pela vitrine, uniformes de vendedores, site, logotipo em redes sociais. Se ainda não pode investir muito em gestão de marca, comece separando os elementos da lista entre os que são de atualização mais simples e os mais complexos. Planeje uma comunicação mais dinâmica para os itens mais simples e crie propostas atemporais e neutras para aqueles elementos que você não terá condições de renovar com frequência.

Ser fiel ao branding em cada ação de comunicação é a chave para uma boa gestão. As estratégias devem conversar entre si em todos os canais. Verdi ressalta a importância de dar atenção às redes sociais: o despreparo no ambiente digital pode frustrar os clientes, interferindo diretamente na reputação da empresa.

43_-gcomgind_moda_branding_840x415

A gestão de marca tem benefícios de médio a longo prazo, o que pode causar ansiedade no empreendedor que está interessado em retornos imediatos. Entretanto, o designer é taxativo: “Não dá pra sonhar em ser uma grande empresa do mercado sem ter o mínimo de gestão de marca. Muitas vezes uma empresa tem um sucesso momentâneo, mas fecha as portas justamente por não cuidar da sua gestão”.

Uma dica final: não esqueça de registrar sua marca. Na moda, é muito comum que empresas percam seu nome pela desatenção a esse processo. “Eu sempre faço o seguinte alerta: registre o nome da sua marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e acompanhe o processo do seu pedido, pelo menos um vez ao ano”, recomenda Verdi.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

16 de Fevereiro de 2018

Programa auxilia propriedades a organizar rotinas de trabalho

SAIBA MAIS

 

15 de Fevereiro de 2018

Ferramentas online para o agronegócio

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/02/2018 11:12

Conexão da Moda tem inscrições abertas para lojas do setor

Sebrae RS Podcast 15/02/2018 11:05

Projeto busca aproximação entre varejo e indústria de moda no RS