Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Missão técnica levará gaúchos para conhecer a produção de leite no Uruguai

23/10/15

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa do Programa Juntos para Competir irá proporcionar aos produtores vivências nas propriedades locais

Da Redação

Gaúchos conhecerão a produção leiteira do país vizinho (Foto: Banco de Imagens)

Uruguai – Uma missão técnica vai levar produtores de leite da região Norte do Estado para conhecer o trabalho de propriedades referência no Uruguai. Entre os dias 26 e 29 de outubro, a comitiva com 30 produtores irá visitar, também, agroindústrias locais. A ação é viabilizada pelo Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS) e faz parte das atividades do Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA Alto Uruguai).

O objetivo da missão, conforme explica o técnico da Regional Norte do SEBRAE/RS Ronaldo Dario Kloeckner é promover a difusão de tecnologias produtivas capazes de viabilizar o crescimento sustentado dos sistemas leiteiros. “O Uruguai é conhecido mundialmente na produção de leite, então é importante que os participantes possam conhecer, especialmente, a gestão de qualidade e aprimorar os seus processos”, detalha.

Através de um roteiro que compreende propriedades rurais consideradas referência na produção de leite e também agroindústrias, os empreendedores gaúchos terão a oportunidade de conferir na prática técnicas de manejo consolidadas no sistema produtivo daquele país. “Com isso queremos promover a melhoria do gerenciamento técnico. Trabalhar questões como a alimentação dos animais, aumentando a pastagem, diminui custos que resultam em melhor qualidade”, destaca o técnico.

O agricultor Jandir Sprandel, de Cristal do Sul, começou a trabalhar neste segmento quando o projeto PISA iniciou as atividades na região, em 2013. Ainda em processo de aprendizagem, ele já destaca a importância das ferramentas aplicadas nesse tempo de acompanhamento. “Não apenas eu, que passei a conhecer melhor a produção de leite, mas todos os envolvidos observaram um grande desenvolvimento das atividades”, afirma.

Em sua propriedade, que conta com seis animais, foi possível modificar o sistema de alimentação, focando mais na pastagem do que em ração e silagem, o que resultou em uma grande diminuição de custos. A produção hoje alcança 20 litros/dia. “A missão vai ser fundamental para reforçar a importância de investir em ações que possam economizar dinheiro e aprimorar cada vez mais a qualidade”, ressalta o produtor.

O supervisor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) na região, Diego da Silva Coimbra, destaca que a produção no Uruguai é diretamente influenciada pela Nova Zelândia, maior referência do setor. “Essa questão da pastagem é cuidadosamente desenvolvida por lá. É a base da produção de leite barata com qualidade, e é isso que queremos que eles vejam”, explica, sobre a missão. No Uruguai, conforme relata, há o desenvolvimento de até quatro tipos de vegetação no pasto, conferindo uma qualidade de alimentação muito rica. “Eles já absorveram muito bem o que aprenderam ao longo do projeto, essa missão irá pontuar uma questão que trabalhamos com empenho”, finaliza Coimbra.

Programação

  • 26/10

17h – Saída dos ônibus Rodeio Bonito (município concentrador)
Roteiro de ida: Rodeio Bonito – Cristal do Sul – Seberi – Santa Maria – Rosário do Sul – Livramento – Rivera – Tacuarembó – Durazno – Trinidad – Campagna

  • 27/10

8h – Chegada no Uruguai
9h – Visita à propriedade rural (Fazenda de Recria El Resguardo, Campagna, Uruguai – recria de terneiras, sistema intensivo de utilização de pastagem)
12h – Almoço
14h – Visita à INIA La Estanzuela – Produção de leite a pasto, manejo intensivo de pastagens (adubação).
19h – Pernoite Colônia del Sacramento

  • 28/10

8h – Visita à agroindústria CALCAR – Carmelo Agroindústria de beneficiamento de leite e seus derivados
12h – Almoço
14h – Visita a Projeto Água e Leche (San José de Mayo) – Projeto envolvendo pequenos produtores de leite, com sistema intensivo de utilização de pastagens
19h – Pernoite – Montevideu

  • 29/10

9h – Visita a tambo de leite da NZFSU (Florida Sistema de manejo da ordenha e qualidade do leite)
12h – Almoço
13h – Retorno para Brasil

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Outubro de 2017

Alimentação diferenciada abre oportunidade para negócios

SAIBA MAIS

 

17 de Outubro de 2017

Bombeiros de todo Estado recebem treinamento em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/10/2017 12:38

Atualizações do Simples Nacional são debatidas em Porto Alegre

Sebrae RS Podcast 13/10/2017 11:41

Programa LIDER debate o turismo na Campanha e Fronteira Gaúcha