Loading SEBRAE

Mais buscados: sei CONSULTORIA Credito Boas Praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Missão gaúcha conhece avanços tecnológicos em Stavanger

29/08/12

Da Redação

COMPARTILHE

Na Feira ONS, grupo observa a modernização extrema do setor de petróleo, gás e energia

Da redação

Comitiva do Sebrae/RS durante visita guiada à Feira ONS (Foto: Sebrae/RS)

Stavanger – Os primeiros dias de realização da Feira ONS (Offshore Northern Seas), em Stavanger, na Noruega, está gerando insumos importantes para o grupo gaúcho que dela participa. Promovida pela Fiergs, por meio do Centro Internacional de Negócios e do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore, com apoio da Unidade de Atendimento da Apex-Brasil no Rio Grande do Sul, a missão integrada por 80 pessoas de oito estados brasileiros, busca promover o intercâmbio tecnológico entre empresas brasileiras e estrangeiras do segmento.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, o diretor Técnico da entidade, Marco Kappel Ribeiro, e o técnico da gerência setorial da Indústria Luis Guilherme Menezes integram o grupo gaúcho que está na “capital norueguesa do petróleo”. “Já tivemos a oportunidade de realizar visitas técnicas que estão ampliando o nosso horizonte em relação ao setor do petróleo, gás e energia”, avalia o presidente. Os representantes do Sebrae/RS visitaram, no Cluster de Alesund, o Centro de Ciência da Indústria Naval (NCE Maritime). Foram recebidos pelo CEO Per Erik Dalen, que explicou que Alesund é o mais importante cluster norueguês no campo das tecnologias marítimas. “Aqui se concentram 200 companhias do setor, além de instituições financeiras e o centro de simulação offshore. Foi uma oportunidade interessante de trocar experiências e, ainda, podermos apresentar o segmento naval e portuário do Rio Grande do Sul”, destaca Vitor Koch.

Os gaúchos ainda visitaram a empresa Jets, que produz sistemas de sanitário à vácuo para a indústria naval e grandes empreendimentos, e o estaleiro Kleven Maritime, produtor de navios de suporte, responsáveis pelo transporte de equipamentos e suprimentos para as plataformas de petróleo norueguesas. A Jets já atua no Brasil, fornecendo o sistema de sanitário à vácuo para o estádio do Castelão em Fortaleza, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

“Pelo que estamos tendo a oportunidade de observar, a ONS é uma feira que se encaixa nas características das micro e pequenas empresas gaúchas e pode receber uma missão de dirigentes de empreendimentos de pequeno porte do setor em sua próxima edição, em 2014”, afirma o presidente Vitor. Segundo ele, “a idéia é colocar o evento no edital de feiras internacionais promovido pelo Sebrae/RS, buscando ampliar a inserção competitiva, sustentável e independente das micro e pequenas empresas do Estado no mercado internacional do setor do petróleo, gás e energia”.

O Sebrae/RS trabalha, atualmente, com três projetos de adensamento da cadeia produtiva do Petróleo, Gás e Energia: na Serra Gaúcha, na zona Sul do Estado e na região Metropolitana, o que totaliza 270 empresas atendidas. É uma ação que insere, de forma competitiva e sustentável as micro e pequenas empresas na cadeia do Petróleo, Gás e Energia, objetivando adequar a base de fornecedores ao que os investidores necessitam e estimular processos locais de desenvolvimento.

A cidade norueguesa de Stavanger é um importante centro para o desenvolvimento técnico e de pesquisa relacionado a petróleo. A Feira ONS ocorre desde 1974, a cada dois anos, na mesma cidade, e atrai mais de 1.350 expositores, em 18 pavilhões de países, e quase 50 mil visitantes de todo o mundo.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação