Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Missão gaúcha conhece avanços tecnológicos em Stavanger

29/08/12

Da Redação

COMPARTILHE

Na Feira ONS, grupo observa a modernização extrema do setor de petróleo, gás e energia

Da redação

Comitiva do Sebrae/RS durante visita guiada à Feira ONS (Foto: Sebrae/RS)

Stavanger – Os primeiros dias de realização da Feira ONS (Offshore Northern Seas), em Stavanger, na Noruega, está gerando insumos importantes para o grupo gaúcho que dela participa. Promovida pela Fiergs, por meio do Centro Internacional de Negócios e do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore, com apoio da Unidade de Atendimento da Apex-Brasil no Rio Grande do Sul, a missão integrada por 80 pessoas de oito estados brasileiros, busca promover o intercâmbio tecnológico entre empresas brasileiras e estrangeiras do segmento.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, o diretor Técnico da entidade, Marco Kappel Ribeiro, e o técnico da gerência setorial da Indústria Luis Guilherme Menezes integram o grupo gaúcho que está na “capital norueguesa do petróleo”. “Já tivemos a oportunidade de realizar visitas técnicas que estão ampliando o nosso horizonte em relação ao setor do petróleo, gás e energia”, avalia o presidente. Os representantes do Sebrae/RS visitaram, no Cluster de Alesund, o Centro de Ciência da Indústria Naval (NCE Maritime). Foram recebidos pelo CEO Per Erik Dalen, que explicou que Alesund é o mais importante cluster norueguês no campo das tecnologias marítimas. “Aqui se concentram 200 companhias do setor, além de instituições financeiras e o centro de simulação offshore. Foi uma oportunidade interessante de trocar experiências e, ainda, podermos apresentar o segmento naval e portuário do Rio Grande do Sul”, destaca Vitor Koch.

Os gaúchos ainda visitaram a empresa Jets, que produz sistemas de sanitário à vácuo para a indústria naval e grandes empreendimentos, e o estaleiro Kleven Maritime, produtor de navios de suporte, responsáveis pelo transporte de equipamentos e suprimentos para as plataformas de petróleo norueguesas. A Jets já atua no Brasil, fornecendo o sistema de sanitário à vácuo para o estádio do Castelão em Fortaleza, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

“Pelo que estamos tendo a oportunidade de observar, a ONS é uma feira que se encaixa nas características das micro e pequenas empresas gaúchas e pode receber uma missão de dirigentes de empreendimentos de pequeno porte do setor em sua próxima edição, em 2014”, afirma o presidente Vitor. Segundo ele, “a idéia é colocar o evento no edital de feiras internacionais promovido pelo Sebrae/RS, buscando ampliar a inserção competitiva, sustentável e independente das micro e pequenas empresas do Estado no mercado internacional do setor do petróleo, gás e energia”.

O Sebrae/RS trabalha, atualmente, com três projetos de adensamento da cadeia produtiva do Petróleo, Gás e Energia: na Serra Gaúcha, na zona Sul do Estado e na região Metropolitana, o que totaliza 270 empresas atendidas. É uma ação que insere, de forma competitiva e sustentável as micro e pequenas empresas na cadeia do Petróleo, Gás e Energia, objetivando adequar a base de fornecedores ao que os investidores necessitam e estimular processos locais de desenvolvimento.

A cidade norueguesa de Stavanger é um importante centro para o desenvolvimento técnico e de pesquisa relacionado a petróleo. A Feira ONS ocorre desde 1974, a cada dois anos, na mesma cidade, e atrai mais de 1.350 expositores, em 18 pavilhões de países, e quase 50 mil visitantes de todo o mundo.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Dezembro de 2017

Abertas as inscrições para a 10ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

SAIBA MAIS

 

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae