Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Microempresa gaúcha fornece equipamento para a Petrobras

25/07/12

Da Redação

COMPARTILHE

Robô de Inspeção de Dutos foi desenvolvido de forma inédita pela Instor

 
Da Redação
 
Porto Alegre – A tecnologia empregada pela gaúcha Instor Projetos e Robóticas Ltda no desenvolvimento de seus produtos chamou atenção da segunda maior petrolífera de capital aberto do mundo. No final de junho, a Petrobras comprou um sistema de Inspeção de Dutos criado pelos dois jovens engenheiros da microempresa de Porto Alegre. “Conseguimos fornecer este equipamento devido à alta tecnologia empregada, que ninguém antes no Brasil havia desenvolvido”, comemora o engenheiro mecânico Giovani Geremia, um dos sócios da empresa.
 
O sistema do robô de Inspeção de Dutos mapeia a espessura das paredes das tubulações, que sofrem corrosão com o tempo, ficando mais finas e suscetíveis a vazamentos e explosões. “É uma ferramenta que diminuiu o risco de acidentes de trabalho, uma vez que o monitoramento é remoto e o operador fica em local protegido”, detalha Geremia. O controle à distância permite, também, a inspeção em áreas de difícil acesso. Outra vantagem da ferramenta é o aumento da velocidade e da qualidade de inspeção.
 
Giovani Geremia e o sócio, Miguel Serrano, resolveram desenvolver um projeto de robô de inspeção de dutos em 2008, ao observar demanda da Petrobras nesse sentido no laboratório LAMEF, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que realiza pesquisas para a empresa. O projeto do robô foi apoiado por um professor e acabou sendo o passaporte para a criação da empresa Instor e sua incubação na universidade pública gaúcha.
 
Em 2009, o empreendimento passou a fazer parte do Projeto de Adensamento da Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia da Região Metropolitana de Porto Alegre, uma iniciativa do Sebrae/RS e Petrobras, cujo objetivo é promover a inserção competitiva e sustentável de micro e pequenas empresas na cadeia produtiva do petróleo, gás e energia. “A Instor sempre se destacou entre as empresas participantes do projeto pelo seu engajamento nas ações propostas e persistência na busca por oportunidades de mercado. Seu reconhecimento hoje nos enche de orgulho e nos deixa certos de que o empenho dos empresários, aliado ao trabalho do Sebrae/RS e Petrobras, rende frutos extremamente positivos”, comemora a gestora do projeto, Ana Carolina Borges de Souza.
 
Além dos dois sócios, a Instor conta hoje com cinco funcionários e está em fase de graduação, ou seja, se preparando para ser “desincubada” e se estabelecer no mercado.
 
Outros produtos
Além do Inspetor de Dutos, os engenheiros da Instor também criaram o robô que realiza jateamento e pintura para o setor naval e de mineração e o robô Xiru, que analisa e remove objetos suspeitos para o local seguro.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Novembro de 2017

Marcio Fernandes fala para empreendedores em Porto Alegre

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2017

Micro e pequenas empresas gaúchas já podem baixar a nova versão do aplicativo do Simples Nacional

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios