Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CONSULTORIA Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Micro e pequenas empresas gaúchas prospectam negócios em Santa Catarina

19/08/16

Da Redação

COMPARTILHE

Com apoio do SEBRAE/RS, 32 empresários participam da Interplast e visitam grandes indústrias catarinenses

Da Redação

Missão gaúcha em Joiville (Foto: SEBRAE/RS)

Joinville – A grama do vizinho está mais verde, mas é possível colher bons resultados ao ultrapassar a divisa. Essa é a percepção do grupo de empresários gaúchos ao retornar da missão à Interplast, em Joinville, e a visitas a duas grandes empresas de Santa Catarina, a Weg, em Guaramirim, e a AMPCO Metal, em Joinville. A missão, promovida pelo SEBRAE/RS, entre os dias 17 e 19 de agosto, reuniu 32 empresários participantes dos programas Energia Mais e Metal Serra.

Mais do que uma visita, a ação também marcou uma oportunidade de exposição dos produtos e serviços da Serra Gaúcha. “Ao todo, 11 empresários expuseram nos dois estandes do SEBRAE/RS na feira. Foram sete pequenos negócios na Interplast e outros quatro na Euromold, a Feira Mundial de Construtores de Moldes e Ferramentas, Design e Desenvolvimento de Produtos, que ocorre paralelamente”, cita Taisson Toigo, gestor do Programa Metal Serra, do SEBRAE/RS. Para o espaço na Interplast, a entidade contou com a parceria do Sindicato das Indústria de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás).

O evento impressionou a missão gaúcha. “Embora registrasse menos participantes que na edição anterior, a feira chamou a atenção pela movimentação e otimismo”, constata Aldoir de Morais, gestor do Projeto Energia Mais, do SEBRAE/RS. O técnico avalia que Santa Catarina vive um momento diferente na economia. “O Rio Grande do Sul é muito dependente da indústria automotiva, enquanto o Estado vizinho trabalha com uma cadeia produtiva mais diversificada, em vários setores, o que gera mais possibilidades de negociações”, analisa.

A percepção positiva é compartilhada com o empresário Leandro Ferrarini, da Tecnolaser, de Farroupilha. “Foi minha primeira vez na feira e a considerei muito proveitosa para conhecer novos mercados, que utilizam os mesmos processos que vendemos. Volto com 20 contatos, de Santa Catarina, Paraná e São Paulo e com a expectativa de novos negócios”, comenta.

Para Ivan Brambila, diretor da CDN Revestimentos, em Caxias do Sul, a missão vai além das visitas e contato na feira. “Abrimos possibilidades de parceira com os expositores, mas também com os próprios empresários gaúchos que acompanharam a viagem”, destaca.

Referências para a indústria

A missão também contemplou duas visitas marcantes. No roteiro, a Weg, uma das maiores empresas do País, apresentou sua estrutura de atuação diversificada em segmentos como energia, indústria, automação, tintas e motores. “É uma corporação espetacular, com mais de 30 mil funcionários, que deu uma aula de inovação e mercado, além das possibilidades comerciais, de fornecimento especialmente para a área de energias renováveis e automação”, relata Morais, do SEBRAE/RS.

A última parada da viagem também foi importante. “Visitamos a AMPCO Metais, uma empresa suíça que recentemente instalou unidade em Joinville. Ela chama a atenção pelo avanço tecnológico no desenvolvimento de ligas especiais de alumínio, bronze e cobre na indústria e pode servir de inspiração para os empresários gaúchos”, resume.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação