Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Micro e pequenas empresas gaúchas já podem baixar a nova versão do aplicativo do Simples Nacional

SEBRAE RS explica quais são as principais mudanças para os contribuintes

22/11/17

Da Redação

COMPARTILHE

Porto Alegre – Os empreendedores e contadores devem ficar atentos ao novo aplicativo destinado aos contribuintes que optaram pelo sistema Simples Nacional no Rio Grande do Sul. Já está disponível a nova versão do Sistema Eletrônico de Dados e Informações Fiscais do Simples Nacional (SEDIF), utilizado para preenchimento e entrega da Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação (DeSTDA), que é uma declaração mensal obrigatória do regime referente à totalidade do Imposto sobre Circulação de Mercadores e Serviços (ICMS) devido. O download gratuito pode ser feito diretamente pela internet.

Novo sistema está disponível para download na internet (Foto: Banco de Imagens)

A técnica da Gerência de Políticas Públicas do SEBRAE RS Claudia Teresa Scapin Cittolin destaca as principais melhorias da nova versão. “Agora é possível importar arquivos gerados pelo próprio contribuinte para preenchimento da declaração mensal obrigatória como, por exemplo, informações digitais dos resultados de apuração do ICMS (substituição tributária, antecipação e diferencial de alíquota)”, explica.

Outra novidade é a integração do Sistema Eletrônico de Dados e Informações Fiscais do Simples Nacional (SEDIF) com a Transmissão Eletrônica de Documentos (TED). “Isso permite o envio de arquivos eletrônicos com informações fiscais, pela internet, de forma segura, diretamente pelo empresário ou por seu representante legal”, detalha Cláudia.

A nova versão também facilitou a vida dos contribuintes que necessitam declarar pagamentos de Substituição Tributária Interestadual, já que o sistema agora está integrado à Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE), que registra o pagamento de tributos incidentes sobre operações de vendas para fora do Estado onde o produto é fabricado, uma prática sujeita à substituição tributária.

Mais informações sobre o novo aplicativo podem ser solicitadas diretamente na Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, na Receita Estadual.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Fevereiro de 2018

Projeto Loja na Moda retoma atividades em Santa Maria

SAIBA MAIS

 

22 de Fevereiro de 2018

NRF 2018 será tema de série de palestras online do Sebrae RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/02/2018 11:12

Conexão da Moda tem inscrições abertas para lojas do setor

Sebrae RS Podcast 15/02/2018 11:05

Projeto busca aproximação entre varejo e indústria de moda no RS