Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

MPE’s do setor calçadista aprimoram seus produtos

05/12/12

Da Redação

COMPARTILHE

Sapato de melhor qualidade é um dos resultados do projeto do Sebrae/RS 

Da Redação
Em dois anos, a iniciativa contou com quase 50 capacitações e mais de três mil horas de consultorias (Foto: Dudu Leal)
O Vale do Rio dos Sinos mostra, mais uma vez, por que é reconhecido como a indústria do calçado. Através do projeto do Sebrae/RS Desenvolver os Atelieres de Calçados, 42 micro e pequenas empresas (MPEs) do setor, que atuam como fornecedores de grandes empresas da região, aprimoraram a gestão e os procedimentos e agora fabricam sapatos de melhor qualidade.
 
Com atividades práticas e teóricas, o projeto visa o aperfeiçoamento técnico e gerencial de MPEs, como também satisfazer as exigências de grandes empreendimentos e do mercado. “A base da iniciativa foi a metodologia de Indicadores de Desempenho e Gestão Empresarial que procura trabalhar a gestão das empresas de acordo com as suas reais necessidades”, explica a gestora do projeto, Carolina Strack Rostirolla. 
 
Em dois anos, a iniciativa contou com quase 50 capacitações e mais de três mil horas de consultorias nas áreas de qualidade, finanças, recursos humanos, processos e produtos. “Com o programa buscou-se aprimorar o fornecimento de produtos e a prestação de serviços, melhorando a qualidade, a produtividade, o prazo de entrega e a sustentabilidade das MPE’s e dos diversos atores inseridos na cadeia produtiva do calçado”, completa Carolina. Cada empresa participante ganhou um “consultor padrinho” que realizou visitas mensalmente para revisar os indicadores do mês e aplicar planos de ação tendo em vista o alcance das metas de cada MPE. 
 
Diminuição do retrabalho, aumento na qualidade dos calçados, pontualidade na entrega de pedidos e aplicações de ferramentas de gestão são alguns dos resultados significativos alcançados através do projeto. “O Sebrae do Rio Grande do Sul acredita que o relacionamento direto com os proprietários de MPEs gera bons resultados. O sucesso da metodologia utilizada no projeto Desenvolver os Ateliers de Calçados é mais uma prova disso”, ressalta o presidente do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.  
 
O encerramento do projeto aconteceu dia 4 de dezembro, no Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck do município de Sapiranga. Técnicos do Sebrae/RS reuniram-se com os proprietários dos 42 atelieres e outros empresários para trocar experiências e apresentar os resultados de mais uma iniciativa que deu certo.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Outubro de 2017

Oportunidades de negócios para empresas do setor de energia

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/10/2017 10:55

Evento em Lajeado apresenta vantagens da Junta Digital

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional