Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito Consultoria Boas Praticas Empretec

Loading SEBRAE

Metalmecânico

O desafio humano

Indústrias inteligentes precisam de mão de obra qualificada

10/01/17
Luis Guilherme Menezes

Luis Guilherme Menezes

Gerência Setorial da Indústria

COMPARTILHE
Cresce a necessidade de contar com profissionais qualificados e que estejam sempre atualizados com as novas tecnologias

Da serralheria, passando pela funilaria até chegar à fabricação de eletrodomésticos e eletrônicos, a indústria metal-mecânica está cada vez mais dinâmica. Novas tecnologias prometem aumentar a produtividade e melhorar a gestão. Para garantir a competitividade, as empresas precisam buscar formas de reduzir custos e, ao mesmo tempo, acompanhar as tendências do mercado em que atuam. Para fazer um bom uso dessas ferramentas, é essencial contar com mão de obra especializada.

Para os profissionais, buscar qualificação é uma necessidade constante. Ter formação não é suficiente: é fundamental manter-se atualizado, acompanhando as inovações da área em que atua. Mesmo empresas de menor porte, hoje, já devem investir na capacitação do seu quadro de funcionários e buscar, no mercado, pessoas capazes de impulsionar a inovação ou adoção de novas tecnologias. Não adianta procurar pelo perfil do trabalhador do passado, é preciso se preparar – alerta Rovanir Baungartner, gerente de Inovação e Tecnologia do Senai-RS.

41_metalmecanica_maodeobra_840x415

Cursos de formação, presenciais ou a distância, podem ser uma boa alternativa de treinamento. O retorno, para a empresa, pode ser medido em mais produtividade, menos desperdício de materiais, mais segurança nas operações e até maior engajamento com as atividades. Para obter resultados, é preciso ter atenção. Não adianta colocar alguém muito qualificado na função errada – exemplifica Baungartner. O mesmo vale para a adoção das tecnologias, pois cada uma delas se aplica a determinado setor da empresa e responde por uma solução específica. As empresas do setor metal-mecânico que observarem essas características terão grandes possibilidades de crescer, independentemente do porte ou área de atuação.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

16 de Fevereiro de 2018

Programa auxilia propriedades a organizar rotinas de trabalho

SAIBA MAIS

 

15 de Fevereiro de 2018

Ferramentas online para o agronegócio

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/02/2018 11:12

Conexão da Moda tem inscrições abertas para lojas do setor

Sebrae RS Podcast 15/02/2018 11:05

Projeto busca aproximação entre varejo e indústria de moda no RS