Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Mercopar traz novidades em segurança e qualidade do ambiente industrial

03/10/12

Da Redação

COMPARTILHE

Feira reúne 587 expositores até a próxima sexta-feira em Caxias do Sul

Da Redação
Airway lança novo produto na feira (Foto: João Alves)
Caxias do Sul – Numa feira como a Mercopar, onde tecnologia, inovação e sustentabilidade caminham lado a lado, várias empresas se diferenciam com novos produtos e serviços que se adaptam às necessidades do mercado. É o caso da Tecnova, de Farroupilha, que busca na sucata de resíduos metálicos e no respectivo aproveitamento, o seu grande negócio. Antes jogado no lixo, o material agora pode ser aproveitado e com valor agregado.
 
De acordo com o diretor Vinicius Pessin, a sobra do processo das empresas metalúrgicas, por exemplo, era descartada. Agora, estes resíduos são comprados pela Tecnova. “Negociamos, buscamos o material, fornecemos as estruturas e o licenciamento ambiental deste processo”, esclarece. Após o processamento do resíduo de material, ele é revendido a fundições e siderúrgicas, servindo como matéria-prima para chapas, tubos, pregos e arames, entre outros produtos. “A logística e destinação deste material causam menos impacto na natureza e com a mesma qualidade. Um quilo de sucata corresponde a um quilo de minério, sem falar na redução de consumo de água, economia de energia e poluição de ar, que variam de 70 a 80%”, comenta Pessin.
 
Gases de solda
A ARPI, com sede em Caxias do Sul, fabricante de equipamentos e suprimentos de pinturas, produz coletores de gases de
ARPI identificou um novo nicho de mercado(Foto: João Alves) solda conforme as normas NR – 9 (Programa de prevenção de riscos ambientais) e a NR – 15 (Atividades de operações insalubres). Devido a esta nova legislação, que trata das medidas de proteção e tolerância a substâncias perigosas presentes nos fumos da solda, a empresa identificou um novo nicho de mercado para expandir sua área de atuação. Conforme Renato Nunes, gerente comercial da ARPI, a empresa, que já atuava na área, realizou um estudo detalhado para o lançamento deste produto. “Com este novo processo conseguimos reduzir cerca de 70% destas partículas sólidas (poeira muito fina) e ajudar na respiração dos operadores, sem falar no aspecto de preservação da natureza”. Lançado há seis meses, a demanda pelo produto é muito grande. “As grandes empresas e multinacionais já estão adquirindo e se adequando às novas normas trabalhistas”.
 
 
Empresa dedicada a produzir soluções na área de ventilação e refrigeração para grandes ambientes, a Airway, também de Caxias do Sul, aproveita a Mercopar para lançar o produto Bigfans. André Vasata, gerente de vendas, explica que a Airway planejou o lançamento na feira porque ela fala por si só. “A Mercopar é um sucesso gigantesco. A cada dia ela fica maior e com mais empresas, além do fato dos visitantes e expositores serem os nossos consumidores”. O grande diferencial deste novo produto é que, além de não lançar gotículas de águas, e portanto não molhando pessoas e equipamentos, ele também é mais higiênico. “Com o tempo, as máquinas podem oxidar com a água e neste novo processo isto não acontece”, acrescenta Vasata. Outra vantagem é a redução do consumo de energia. Com uma potência de 1.500 watts, uma área de 300 m2 pode ser ventilada e resfriada. Para ele, “o produto reduz o índice de acidentes de trabalho, aumenta a produtividade, além de permitir a renovação do ar pelas aberturas do teto e da parede”, finaliza.
 
A Mercopar, que segue até esta sexta-feira (05), é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Outubro de 2017

Oportunidades de negócios para empresas do setor de energia

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/10/2017 10:55

Evento em Lajeado apresenta vantagens da Junta Digital

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional