Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Credito mei Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Mercopar começa nesta terça-feira em Caxias do Sul

01/10/12

Da Redação

COMPARTILHE

Evento de subcontratação e inovação industrial reúne quase 600 empresas

Da Redação

No ano passado o volume de negócios chegou a R$ 124 milhões (Foto: Neco Varella)

Caxias do Sul – As atenções dos setores da Borracha, Eletroeletrônico, Energia e Meio Ambiente, Metalmecânico, Movimentação e Armazenagem de Materiais, Plástico e Serviços Industriais estarão voltadas para a Serra gaúcha a partir desta terça-feira, dia 2 de outubro, com a abertura da 21ª edição da Mercopar, a mais importante Feira de Subcontratação e Inovação Industrial da América Latina. Quase 600 empresas de várias regiões do país mostrarão suas novidades até a próxima sexta-feira (05/10), no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. O horário de funcionamento é das 14 às 21h e a cerimônia oficial de abertura está programada para esta terça, às 20h. No ano passado o volume de negócios chegou a R$ 124 milhões, número que deverá crescer cerca de 9%.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, a Mercopar é um evento consolidado e, a cada ano, cresce em volume de negócios e no interesse dos expositores em fazer parte dela. “Com este cenário positivo, as projeções em volumes de transações comerciais e de público são as melhores possíveis para esta edição do evento. Continuaremos, Sebrae/RS e Hannover Fairs Sulamérica, trabalhando para melhorar ainda mais a Mercopar, permitindo que essa vitrine de negócios permaneça contribuindo para a geração de renda e emprego no Rio Grande do Sul”, afirma Koch.

Paralelamente aos produtos e serviços inovadores mostrados pelos expositores, a Mercopar promoverá eventos com o objetivo de fomentar a realização de negócios, além de oferecer informações e assessorias fundamentais para as micro e pequenas empresas. Entre as iniciativas estão o Projeto Comprador Nacional e Internacional e as Rodadas de Negócios. Neste ano, o Projeto Comprador Nacional e Internacional, este realizado em parceria com a FIERGS, acontecerão nos dois primeiros dias da feira, onde já estão confirmados 45 compradores do Brasil e de outros países, com cerca de 200 empresas vendedoras inscritas. Já na quinta-feira (04) serão promovidas as Rodadas de Negócios das áreas de TI e de Petróleo, Gás e Energia.

Assessorias Práticas
As assessorias práticas vão oferecer aos participantes a oportunidade de encaminhar as mais diversas dúvidas em relação a situações enfrentadas no dia a dia. O Sebrae/RS estará com sua equipe técnica e consultores especializados atuando com relação a conteúdos voltados ao tema da sustentabilidade das Micro e Pequenas Empresas, no Salão da Inovação da Mercopar. A programação é a seguinte: terça-feira (02), das 16h às 17h30min – Gestão de Resíduos Sólidos e Efluentes Industriais; Quarta-feira (03), das 16h às 17h30min – Política Nacional de Resíduos Sólidos; Quinta-feira (04), das 16h às 17h30min – Orientação e Encaminhamento para o Licenciamento Ambiental; Quinta-feira (04), das 18h30min às 19h45min – Iluminação eficiente na indústria; Sexta-feira (05), das 16h às 17h30min – Legislação Ambiental para Indústrias; Sexta-feira (05), das 18h30min às 19h45min – Fatores de desperdício de Energia Elétrica nas Empresas.

Palestra e Mesa-Redonda
No segundo dia da feira (03), a partir das 18h, o Cientista-Chefe da IBM Brasil, Fábio Gandour, que coordena a área de pesquisa na filial brasileira da companhia, fará a palestra “Inovação, competição e lucratividade: o que uma coisa tem a ver com a outra?”. Esta atividade faz parte de um novo modelo de pesquisa que pratica o conceito de “ciência como negócio”. Na quinta-feira (04), a partir das 18h30min, será realizada uma mesa-redonda, com mediação do jornalista gaúcho Affonso Ritter, onde a sustentabilidade estará em pauta. O tema “Produção Mais Limpa no Contexto da Sustentabilidade” será abordado por Fernando Almeida, que possui mais de 30 anos de experiência profissional nos setores empresarial, governamental e acadêmico. Já o tema “Muito Além da Economia Verde” será abordado por Ricardo Abramovay, professor titular do Departamento de Economia da FEA e do Instituto de Relações Internacionais da USP. Este evento, realizado em parceria com a Fundação Proamb, faz parte da Semana de Ciência e Tecnologia.

A Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha