Loading SEBRAE
Loading SEBRAE

Notícias

Mercopar começa nesta terça-feira em Caxias do Sul

01/10/12

Da Redação

COMPARTILHE

Evento de subcontratação e inovação industrial reúne quase 600 empresas

Da Redação

No ano passado o volume de negócios chegou a R$ 124 milhões (Foto: Neco Varella)

Caxias do Sul – As atenções dos setores da Borracha, Eletroeletrônico, Energia e Meio Ambiente, Metalmecânico, Movimentação e Armazenagem de Materiais, Plástico e Serviços Industriais estarão voltadas para a Serra gaúcha a partir desta terça-feira, dia 2 de outubro, com a abertura da 21ª edição da Mercopar, a mais importante Feira de Subcontratação e Inovação Industrial da América Latina. Quase 600 empresas de várias regiões do país mostrarão suas novidades até a próxima sexta-feira (05/10), no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. O horário de funcionamento é das 14 às 21h e a cerimônia oficial de abertura está programada para esta terça, às 20h. No ano passado o volume de negócios chegou a R$ 124 milhões, número que deverá crescer cerca de 9%.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, a Mercopar é um evento consolidado e, a cada ano, cresce em volume de negócios e no interesse dos expositores em fazer parte dela. “Com este cenário positivo, as projeções em volumes de transações comerciais e de público são as melhores possíveis para esta edição do evento. Continuaremos, Sebrae/RS e Hannover Fairs Sulamérica, trabalhando para melhorar ainda mais a Mercopar, permitindo que essa vitrine de negócios permaneça contribuindo para a geração de renda e emprego no Rio Grande do Sul”, afirma Koch.

Paralelamente aos produtos e serviços inovadores mostrados pelos expositores, a Mercopar promoverá eventos com o objetivo de fomentar a realização de negócios, além de oferecer informações e assessorias fundamentais para as micro e pequenas empresas. Entre as iniciativas estão o Projeto Comprador Nacional e Internacional e as Rodadas de Negócios. Neste ano, o Projeto Comprador Nacional e Internacional, este realizado em parceria com a FIERGS, acontecerão nos dois primeiros dias da feira, onde já estão confirmados 45 compradores do Brasil e de outros países, com cerca de 200 empresas vendedoras inscritas. Já na quinta-feira (04) serão promovidas as Rodadas de Negócios das áreas de TI e de Petróleo, Gás e Energia.

Assessorias Práticas
As assessorias práticas vão oferecer aos participantes a oportunidade de encaminhar as mais diversas dúvidas em relação a situações enfrentadas no dia a dia. O Sebrae/RS estará com sua equipe técnica e consultores especializados atuando com relação a conteúdos voltados ao tema da sustentabilidade das Micro e Pequenas Empresas, no Salão da Inovação da Mercopar. A programação é a seguinte: terça-feira (02), das 16h às 17h30min – Gestão de Resíduos Sólidos e Efluentes Industriais; Quarta-feira (03), das 16h às 17h30min – Política Nacional de Resíduos Sólidos; Quinta-feira (04), das 16h às 17h30min – Orientação e Encaminhamento para o Licenciamento Ambiental; Quinta-feira (04), das 18h30min às 19h45min – Iluminação eficiente na indústria; Sexta-feira (05), das 16h às 17h30min – Legislação Ambiental para Indústrias; Sexta-feira (05), das 18h30min às 19h45min – Fatores de desperdício de Energia Elétrica nas Empresas.

Palestra e Mesa-Redonda
No segundo dia da feira (03), a partir das 18h, o Cientista-Chefe da IBM Brasil, Fábio Gandour, que coordena a área de pesquisa na filial brasileira da companhia, fará a palestra “Inovação, competição e lucratividade: o que uma coisa tem a ver com a outra?”. Esta atividade faz parte de um novo modelo de pesquisa que pratica o conceito de “ciência como negócio”. Na quinta-feira (04), a partir das 18h30min, será realizada uma mesa-redonda, com mediação do jornalista gaúcho Affonso Ritter, onde a sustentabilidade estará em pauta. O tema “Produção Mais Limpa no Contexto da Sustentabilidade” será abordado por Fernando Almeida, que possui mais de 30 anos de experiência profissional nos setores empresarial, governamental e acadêmico. Já o tema “Muito Além da Economia Verde” será abordado por Ricardo Abramovay, professor titular do Departamento de Economia da FEA e do Instituto de Relações Internacionais da USP. Este evento, realizado em parceria com a Fundação Proamb, faz parte da Semana de Ciência e Tecnologia.

A Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios