Loading SEBRAE

Mais buscados: sei CONSULTORIA Credito Boas Praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Mercado de gastronomia apresenta clientes mais exigentes

Atraente, os negócios no segmento de alimentação exigem muito planejamento e conhecimento dos consumidores

26/08/17

Da Redação

COMPARTILHE

Esteio – Falta de tempo, praticidade, descontração, muitos são os motivos que levam as pessoas a comerem fora de casa. Para atender esta grande demanda, o mercado da Gastronomia oferece muitas oportunidades para os empreendedores. Este foi o tema da palestra apresentada por Roger Klafke, Gestor de Projetos de Gastronomia do SEBRAE/RS, na Arena do Conhecimento, uma das atrações do Salão do Empreendedor na 40ª Expointer.

Cerca de 35% do orçamento familiar brasileiro é gasto para alimentação fora de casa (Foto: Giovani Vieira)

A grande concorrência no mercado de gastronomia é resultado do fácil acesso aos empresários. Porém, esta facilidade pode ser perigosa. Mais da metade dos negócios abertos neste segmento não passam dos dois primeiros anos. “Cerca de 35% do orçamento familiar brasileiro é gasto para alimentação fora de casa. Mesmo sendo um mercado com muitas oportunidades, é necessário o empresário fazer um planejamento e se preparar para entender o que agrada ao consumidor. Conversar com o cliente é uma saída ainda muito pouco utilizada e que dá resultado” – destacou Klakfe.

Os lanches, principalmente saudáveis, tem sido uma boa oportunidade de negócio, já que o público tem buscado comer menores porções e mais vezes durante o dia. Mudanças no comportamento também tem afetado a maneira como abordar neste segmento: “Estamos vivendo um período que chamamos de efeito masterchef. Com a grande quantidade de informações sobre gastronomia, em televisão e internet, os consumidores estão muito mais exigentes. Eles querem saber a procedência do que estão comendo hoje em dia”, disse o palestrante. A utilização de smartphones para agilizar o atendimento e pagamento dos clientes é uma característica atual deste segmento.

Até o dia 03 de setembro, o público poderá conferir diversas palestras e oficinas gratuitas no Pavilhão Internacional da Expointer.

Salão do Empreendedor
O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac-RS, SENAI-RS e Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Nesta edição da Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor tem sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.

Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação