Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria BOAS PRATICAS empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Mercado abre oportunidades para produtos inovadores e sustentáveis

Tema esteve em destaque na Arena do Conhecimento neste sábado, 2 de Setembro

02/09/17

Da Redação

COMPARTILHE

Esteio – Os produtos orgânicos já tem seu espaço firmado no mercado. Buscando atrair ainda mais o consumidor, produtores vêm utilizando conceitos mais inovadores e sustentáveis para criar novos produtos. Para falar sobre o mercado de caldo de cana e produtos orgânicos, o Engenheiro Industrial Michel Vinícius Flach, da Flach Alimentos Naturais, palestrou na Arena do Conhecimento, no Salão do Empreendedor, na Expointer, neste sábado, 2 de Setembro. 

Michel Vinícius Flach palestrou na Arena do Conhecimento (Foto: Giovani Vieira)

A agroindústria Flach surgiu da dedicação, experiência e paixão pelo que se faz de uma família na região do Vale da Felicidade, em Bom Princípio, Rio Grande do Sul. Pensando em realizar um sonho do seu pai, Michel Flach teve a ideia de produzir o vinagre do caldo de cana. “Algumas famílias da região produziam artesanalmente. A ideia era produzir um produto orgânico e inovador. No caso, o vinagre de caldo de cana não existia no mercado”, explicou Flach, que acredita que os produtos inovadores buscam preencher alguma demanda do consumidor.

A missão da empresa visa gerar valor ao produto orgânico e promover o crescimento da comunidade local. “Através do nosso negócio conseguimos atrair investimentos para a comunidade, gerar empregos e que o município ganhe com os impostos”, disse o palestrante. A questão da saúde não fica em segundo plano para o produtor. “Existem muitos valores atrás dos produtos orgânicos. Como a sustentabilidade social e a responsabilidade social. Temos o ganho na saúde dos agricultores já que não ficam expostos aos produtos químicos. Isso inclusive aumenta a expectativa de vida da nossa comunidade”, explicou Flach.

O engenheiro industrial falou sobre a importância das pessoas compreenderem o preço mais alto dos orgânicos, já que estes acabam tendo um valor nutricional muito maior. O palestrante frisou sobre o grande acesso a informação sobre maneiras de cultivo orgânico. “Hoje, entramos na internet e vemos diversas maneiras de controle de pragas através de ações orgânicas”, salientou. O consumo de orgânicos na maioria das vezes vem por um desejo de ter uma saúde melhor, mas existem outros motivos. “As pessoas em um primeiro momento pensam no consumo para ter uma saúde melhor. É importante termos a consciência que uma produção orgânica faz bem ao próprio meio ambiente também”, finalizou.

Salão do Empreendedor

O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac-RS, SENAI-RS e apoio da Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Nesta edição da Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor tem sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.

Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios