Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Menos custo, mais qualidade

SEBRAE/RS apoia desenvolvimento de pequenas empresas com o Polo Gastronômico da Serra Gaúcha

08/02/18

Da Redação

COMPARTILHE

Os pequenos negócios participantes do Polo Gastronômico da Serra Gaúcha, promovido pelo Sebrae/RS, descobriram a receita para se manterem ou até crescerem na crise. Reduzir custos, mas sem abrir mão da qualidade. Criado em abril de 2017, o projeto estimulou a melhoria de gestão dos 50 empreendimentos participantes e trouxe resultados significativos. A iniciativa ainda tem vagas disponíveis para este ano e as inscrições ou informações podem ser solicitadas pelos telefones (54) 3290-4721 ou (54) 99905-3800 ou ainda pelo email gustavoar@sebrae-rs.com.br.

“Antes, não havia controles financeiros e os cálculos e previsões eram no chutômetro”, reconhece Idacir Cardoso, um dos sócios (Foto: Restaurante Colosseo)

O projeto funciona a partir de três cidades: Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Gramado. As empresas que integram as atividades têm acesso a cursos, consultorias, visitas técnicas e também participam de feiras e eventos nacionais e internacionais, como Mesa ao Vivo São Paulo e a NRA, em Chicago, uma das mais importantes ações mundiais do segmento de alimentação.

O gestor do Polo Gastronômico da Serra Gaúcha pelo Sebrae/RS, Gustavo Angelo Rech, relata que uma das principais conquistas foi a redução do Custo por Mercadoria Vendida (CMV) e a adequação ao novo modelo de negócios dos serviços de alimentação. “Conseguimos reduzir de 38% para 35% neste ano o impacto do CMV no resultado das empresas”, destaca. Outro dado relevante é a redução do desperdício. “Aumentamos o nível de eficiência geral, passando de 54,5% para 81,8% de aproveitamento do que é produzido”, exemplifica.

O Restaurante Colosseo, de Gramado, é um dos participantes que mostra os resultados da boa gestão. A casa especializada em fondue existe há 20 anos, mas evoluiu significativamente com a participação no Polo Gastronômico da Serra Gaúcha. “Antes, não havia controles financeiros, indicadores. Os cálculos e previsões eram no chutômetro”, reconhece Idacir Cardoso, um dos sócios. Agora, a empresa tem uma gestão mais qualificada, que monitora melhor seus números e conseguiu até reduzir custos. “Participamos de rodadas de negócios e compramos morangos orgânicos diretamente de um produtor local. Com isso, economizamos 40% com produtos melhores e mais frescos”, revela.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Fevereiro de 2018

Projeto Loja na Moda retoma atividades em Santa Maria

SAIBA MAIS

 

22 de Fevereiro de 2018

NRF 2018 será tema de série de palestras online do Sebrae RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/02/2018 11:12

Conexão da Moda tem inscrições abertas para lojas do setor

Sebrae RS Podcast 15/02/2018 11:05

Projeto busca aproximação entre varejo e indústria de moda no RS