Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Melhor cerveja e cervejaria do Brasil são gaúchas

31/03/15

Da Redação

COMPARTILHE

Onze empresas atendidas pelo projeto coletivo do SEBRAE/RS destinado ao segmento receberam medalhas em festival nacional

Da Redação

Onze empresas atendidas pelo SEBRAE/RS receberam medalhas (Foto: Banco de Imagens)

Blumenau – As microcervejarias gaúchas estão cada vez mais consolidando seu espaço no paladar do consumidor e, por consequência, no mercado. O reconhecimento pela dedicação que empresas do polo cervejeiro do bairro Anchieta empregaram, por exemplo, veio no Festival Brasileiro da Cerveja, realizado em Blumenau, em Santa Catarina. A Tupiniquim e a Seasons trouxeram para casa o prêmio de melhor cervejaria nacional e melhor cerveja nacional, respectivamente. Ambas integram o Projeto Desenvolver as Microcervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul, iniciativa do SEBRAE/RS.

O projeto, que se iniciou em janeiro, já está aplicando diversas atividades para estimular ainda mais a qualificação dos empreendimentos e o crescimento do setor. Conforme explica a gestora da iniciativa pelo SEBRAE/RS, Francine Oliveira Danigno, “o projeto é um marco porque não tínhamos nada tão específico e nem tão abrangente para esses empreendedores”. O reconhecimento recebido em Blumenau, segundo ela, prova a importância de investir em constantes melhorias de gestão. “Por ser um segmento novo, a troca de informação e capacitação técnica são fundamentais para que eles se tornem competitivos. Ficamos muito felizes em ver o trabalho dessas empresas se destacarem tanto no Festival”, comemora.

A Tupiniquim nasceu como muitas empresas do segmento. Cinco amigos que adoravam cerveja e produziam para consumo próprio resolveram se unir e formalizar o negócio. A cervejaria iniciou as atividades em 2014, e o trabalho foi reconhecido logo no início, quando venceram o prêmio de melhor cervejaria do ano no South Berr Cup, em Belo Horizonte, premiação que inclui outros países da América do Sul. “Foi uma satisfação muito grande, afinal, trabalhamos muito para atingir esse patamar”, conta André Bettiol, um dos sócios. Em Santa Catarina receberam o prêmio de cervejaria do ano. “Não foi necessariamente uma surpresa, afinal, temos trabalhado com muito esforço para atingirmos bons resultados, e o reconhecimento comprova isso”, afirma Bettiol. O empresário conta que já está participando das capacitações oferecidas pelo projeto coletivo. “Estamos realizando o curso de boas práticas e microbiologia, para melhorarmos ainda mais a qualidade do produto”, ressalta.

A cerveja vencedora na categoria melhor do ano nasceu de uma receita caseira, há dois anos. A esposa de Leonardo Sewald, sócio da Seasons, resolveu adicionar manjericão no processo, e assim nasceu a Basilicow. “Sempre participamos do concurso com resultados positivos. Portanto esperávamos repetir, mas não vencer diante de tantas amostras inscritas esse ano”, conta Sewald. No ano passado, cerca de 400 cervejas participaram. Em 2015, a organização recebeu quase mil inscrições. “Esse rótulo foi lançado no festival, a cerveja da Carol, como é conhecida por nós. Ela tem um sabor e aroma marcante, e estará disponível para comercialização em maio”, explica. Leonardo trouxe um total de 10 medalhas.

Sobre a iniciativa do SEBRAE/RS, o empresário orgulha-se de ter participado da formatação do projeto. “Fico muito feliz em ver que ele foi implantado e que está dando certo. Atualmente, o que uma cervejaria precisa é de conhecimento como um todo, e isso o SEBRAE/RS está proporcionando”, afirma.

Além da Tupiniquim e da Seasons, outras empresas inseridas no projeto mostraram o potencial cervejeiro do Estado trazendo premiações pra casa: Irmãos Ferraro (medalha de ouro na categoria English India Pale Ale e Foreign Extra Stout), Barco (medalha de ouro na German Stykle Doppelbock e prata na Belgian Style Table Beer), Babel (dois rótulos com medalha de bronze), Baldhead (ouro na Melonhead Australian Pale Ale), Lagom (medalha de bronze na categoria Belgian Style Fruit Beer), Gram Bier (bronze na Robust Porter e prata na Belgian Blond Ale), Heilige (ouro na categoria Bohemian-Style Pilsner e bronze na Brown Porter), Maniba (broinze na Red Bloody Ale e prata em Oatmeal Avéia Stout), Coruja (Ouro na German-Style Heller Bock/Maibock e prata nas categorias Other Strong Ale or Lager e South German-Style Weizenbock/Weissbock) e Urwald (ouro em Kellerbier (Cellar beer) or Zwickelbier – Lager).

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Novembro de 2017

Marcio Fernandes fala para empreendedores em Porto Alegre

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2017

Micro e pequenas empresas gaúchas já podem baixar a nova versão do aplicativo do Simples Nacional

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios