Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria BOAS PRATICAS empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Mel: a versatilidade que vai do vinagre até a cerveja

Salão do Empreendedor mostra as possibilidades de mercado para este segmento que já exportou mais de 15 milhões de quilos do produto em 2017

01/09/17

Da Redação

COMPARTILHE

Esteio – Entre os sete segmentos de destaque no Salão do Empreendedor, na Expointer, está o setor apícola, responsável pela exportação de 22 milhões de quilos do produto em 2016. A apicultura no Estado está em desenvolvimento e o mercado é promissor quando o assunto é produção de mel e outros produtos derivados deste alimento tão rico. No espaço reservado ao setor no Salão do Empreendedor, curiosos e produtores podem tirar dúvidas com técnicos e conferem processos da cadeia produtiva.

Espaço destinado à Apicultura no Salão do Empreendedor (Foto: Fagner Almeida)

No Rio Grande do Sul o consumo de mel é o dobro do nacional. A partir dessa informação, a profissionalização dos apicultores é uma oportunidade crescente. Maneiras de extrair o mel sem danificar as colmeias, roupas para o manejo, planta de um ambiente de extração de mel e um painel interativo – com detalhes sobre atacado, varejo, diversidade de produtos e certificações –, além de um técnico presente no local, ajudam produtores, possíveis investidores e visitantes a entender mais sobre esta cadeia produtiva. Para o apicultor Otmar Rademann, de Santa Rosa, o espaço é uma oportunidade de sanar dúvidas e agregar conhecimento. “Está excelente. Conversei com o técnico, que me esclareceu alguns pontos. Achei interessante o vinagre de mel e, inclusive, já peguei o contato do produtor para saber mais sobre o produto”, conta.

Não somente o mel, em sua forma tradicional e já conhecido e utilizado pelo consumidor, mas novidades do setor, como a cerveja e o vinagre de mel chamam a atenção dos visitantes. Esse último foi criado como uma maneira de reutilizar a água da lavagem dos aparelhos. A partir da grande quantidade que sobrava daquela “água doce”, testes foram feitos e observou-se que houve fermentação. A partir daí, deu-se o vinagre que, com ajustes finos na quantidade de água, mel e pólen, originou um produto de qualidade e diferenciado. O inventor é o empreendedor Adi Pozzato, proprietário do Apiário Padre Assis, localizado no município de Santiago. Atualmente, o apiário produz entre 250 e 300 toneladas de mel por ano e é uma referência nacional no segmento.

Vinagre de Mel entre os produtos em destaque (Foto: Giovani Vieira)

Salão do Empreendedor

O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac-RS, SENAI-RS e apoio da Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Nesta edição da Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor tem sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.

Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios