Loading SEBRAE
Loading SEBRAE

Notícias

Mais de 460 produtores rurais da região Norte se capacitam em 2012

26/02/13

Da Redação

COMPARTILHE

Parceria entre SEBRAE/RS, Sicredi, Cooperativa Aurora Alimentos e Filiadas continua em 2013

Da Redação

Iniciativa capacitou mais de 400 produtores rurais do Norte gaúcho (Foto: Banco de Imagens)

Erechim – Produtores rurais integrados às Cooperativas Cotrel, Cooper A1 e Copérdia tiveram a oportunidade, durante o ano de 2012, de aprimorar suas práticas com apoio do SEBRAE/RS, junto com a Cooperativa Central Aurora Alimentos, Sicredi Norte e Sicredi Alto Uruguai. A parceria, que segue neste ano, promoveu 18 capacitações e beneficiou 465 empreendedores do Norte do Rio Grande do Sul.

Com os objetivos de proporcionar um melhor gerenciamento e incentivar a conscientização, por parte dos empresários rurais, sobre a importância da utilização de processos de qualidade, o SEBRAE/RS desenvolveu na região os cursos D’Olho na Qualidade Total Rural e o Programa Qualidade Total Rural – Fase II. As iniciativas resultaram em, aproximadamente, 500 horas de capacitação e 1780 horas de consultorias de acompanhamento nas propriedades.  “As práticas visam preparar os produtores rurais filiados da Cooperativa Central Aurora para a gestão de suas propriedades e, consequentemente, fortalecer a competitividade no agronegócio”, afirma a gestora do SEBRAE/RS que acompanha o trabalho na região, Silvana Berguemmaier. 

A série de capacitações deu início a diversas melhorias no trabalho das famílias cooperadas, ligadas a Cotrel, Cooper A1 e Copérdia, dos municípios de Alpestre, Ametista do Sul, Aratiba, Caiçara, Erval Seco, Erval Grande, Entre Rios do Sul, Itatiba do Sul, Marcelino Ramos, Novo Tiradentes, Paulo Bento, Planalto, Pinhal, Ponte Preta e Rodeio Bonito: satisfação com a organização das empresas, ganho de tempo, menos desperdício e melhor utilização de maquinários e equipamentos foram alguns dos benefícios relatados pelos próprios participantes. “Num segundo momento, o avanço será em relação aos ganhos na propriedade, o entendimento dos números da produtividade e de investimentos”, ressalta o gestor de qualidade da Cooperativa Central Aurora, Joel José Pinto.

Para o presidente do SERBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, “essa parceria é importante, pois ela sela o desejo e a missão de entidades e parceiros de atuar com a educação empreendedora. A iniciativa auxilia os pequenos empresários na organização de seus negócios, incentivando-os a promover mudanças em seus comportamentos, conforme as necessidades do mercado. Tudo isso significa o desenvolvimento econômico da região”, avalia. Visando ampliar o conhecimento dos empreendedores do agronegócio no norte do Estado, a união entre SEBRAE/RS, Sicredi, Cooperativa Aurora e Filiadas continua em 2013, com a realização de mais 15 cursos na área da qualidade.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios