Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CREDITO mei Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Mais agilidade para abrir empresas em São Leopoldo

23/09/15

Da Redação

COMPARTILHE

Município formalizou a implementação da REDESIM nesta quarta-feira durante solenidade na prefeitura municipal

Da Redação

Solenidade contou com a presença do superintendete do SEBRAE/RS (centro, de camiza azul) (Foto: Nilson Bitelo Winter)

São Leopoldo – Em solenidade na manhã desta quarta-feira, 23 de setembro, na Sala do Empreendedor, o município de São Leopoldo formalizou sua adesão à REDESIM. A implementação da rede vai simplificar a desburocratizar o registro e a legalização de empresas da cidade. No evento também foi inaugurado o escritório da Junta Comercial em São Leopoldo.

O diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, ressaltou a importância da REDESIM para o desenvolvimento das comunidades. “Diversos estudos mostram que, atualmente, no Brasil, um dos elementos que dificultam o pleno desenvolvimento da economia é a marca histórica da burocracia para a abertura de empresas. Segundo Fialho, este excesso exerce forte influência para o descumprimento das normas pertinentes, incrementando a informalidade. “Portanto, simplificar e desburocratizar o processo de registro de empresários e pessoas jurídicas é fundamental para estimular a formalização dos pequenos negócios”.

O dirigente ressaltou, ainda, a excelência da Sala do Empreendedor de São Leopoldo. “Ela serve como modelo para outras prefeituras no Estado”, disse. Para Fialho, são as pessoas empreendedoras que fazem o mundo andar em direção ao futuro. “Conhecimento, inteligência e tecnologia criada, mas que ficam guardadas em gavetas ou em um laboratório têm valor relativo. Isso passa a ter significado quando as pessoas com atitude empreendedora se apropriam e transformam esse conhecimento em bens e serviços para melhorar o bem-estar das pessoas”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São Leopoldo, Mário Rosito, agradeceu ao SEBRAE/RS pela parceria. “Tivemos muitas dificuldades para promover uma mudança de mentalidade no município, mas com o apoio de toda a equipe e dos consultores, conseguimos melhorar o ambiente para o empreendedorismo na cidade”. O secretário também destacou que o local conta, ainda, com um totem com informações ao público.

O presidente da Junta Comercial do Estado, Paulo Roberto Kopschina, afirmou que a tarefa da instituição é facilitar a vida dos clientes. “Nossa missão é tratar bem e dar a agilidade que todos querem. E sem a parceria com o SEBRAE não conseguiríamos fazer o que estamos fazendo”.

O prefeito de São Leopoldo, Anibal Moacir da Silva, declarou que o principal papel do poder público é não atrapalhar. “Um dos lemas do nosso governo é: agilidade na legalidade. Se não houvesse o envolvimento de várias secretarias, esses avanços não seriam possíveis “.

Também participaram da cerimônia o gerente de Políticas Públicas do SEBRAE, Alessandro Machado, e o gerente da Regional Vale dos Sinos, Caí e Paranhana, Marco Copetti.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha