Loading SEBRAE
Loading SEBRAE

Notícias

Mais agilidade para abrir empresas em São Leopoldo

23/09/15

Da Redação

COMPARTILHE

Município formalizou a implementação da REDESIM nesta quarta-feira durante solenidade na prefeitura municipal

Da Redação

Solenidade contou com a presença do superintendete do SEBRAE/RS (centro, de camiza azul) (Foto: Nilson Bitelo Winter)

São Leopoldo – Em solenidade na manhã desta quarta-feira, 23 de setembro, na Sala do Empreendedor, o município de São Leopoldo formalizou sua adesão à REDESIM. A implementação da rede vai simplificar a desburocratizar o registro e a legalização de empresas da cidade. No evento também foi inaugurado o escritório da Junta Comercial em São Leopoldo.

O diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, ressaltou a importância da REDESIM para o desenvolvimento das comunidades. “Diversos estudos mostram que, atualmente, no Brasil, um dos elementos que dificultam o pleno desenvolvimento da economia é a marca histórica da burocracia para a abertura de empresas. Segundo Fialho, este excesso exerce forte influência para o descumprimento das normas pertinentes, incrementando a informalidade. “Portanto, simplificar e desburocratizar o processo de registro de empresários e pessoas jurídicas é fundamental para estimular a formalização dos pequenos negócios”.

O dirigente ressaltou, ainda, a excelência da Sala do Empreendedor de São Leopoldo. “Ela serve como modelo para outras prefeituras no Estado”, disse. Para Fialho, são as pessoas empreendedoras que fazem o mundo andar em direção ao futuro. “Conhecimento, inteligência e tecnologia criada, mas que ficam guardadas em gavetas ou em um laboratório têm valor relativo. Isso passa a ter significado quando as pessoas com atitude empreendedora se apropriam e transformam esse conhecimento em bens e serviços para melhorar o bem-estar das pessoas”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São Leopoldo, Mário Rosito, agradeceu ao SEBRAE/RS pela parceria. “Tivemos muitas dificuldades para promover uma mudança de mentalidade no município, mas com o apoio de toda a equipe e dos consultores, conseguimos melhorar o ambiente para o empreendedorismo na cidade”. O secretário também destacou que o local conta, ainda, com um totem com informações ao público.

O presidente da Junta Comercial do Estado, Paulo Roberto Kopschina, afirmou que a tarefa da instituição é facilitar a vida dos clientes. “Nossa missão é tratar bem e dar a agilidade que todos querem. E sem a parceria com o SEBRAE não conseguiríamos fazer o que estamos fazendo”.

O prefeito de São Leopoldo, Anibal Moacir da Silva, declarou que o principal papel do poder público é não atrapalhar. “Um dos lemas do nosso governo é: agilidade na legalidade. Se não houvesse o envolvimento de várias secretarias, esses avanços não seriam possíveis “.

Também participaram da cerimônia o gerente de Políticas Públicas do SEBRAE, Alessandro Machado, e o gerente da Regional Vale dos Sinos, Caí e Paranhana, Marco Copetti.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios