Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria Boas Praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Linha da Pequena Empresa inspira negócio

07/05/15

Da Redação

COMPARTILHE

Ideia de loja móvel surgiu a partir do atendimento no Projeto itinerante do SEBRAE/RS e parceiros

Da Redação

Sabrina Oliveira Lima criou o BabyMóvel (Foto: Divulgação)

Caxias do Sul – A Linha da Pequena Empresa é ônibus itinerante que atende os empreendedores que buscam informações e resolver burocracias, como formalização de empresas e documentos para microcrédito, por exemplo, além de questões de alvarás, cursos, palestras e assessoria, muitas delas gratuitas. Por ser itinerante, consegue atingir uma quantidade enorme de pessoas que não conseguem se deslocar até o Centro da cidade. 

E foi com esse mesmo princípio que a jovem Sabrina Oliveira Lima acabou criando um novo negócio. É o BabyMóvel, uma forma de varejo de roupas para bebês que vai até a casa das mães ou reúne um grupo de consumidoras em um local combinado. “Passei alguma dificuldade logo que tive bebê, justamente, porque não havia quem me atendesse em domicílio. Toda vez que eu precisei sair, meu marido ou alguém tinha que vir junto. É difícil estacionar no Centro, muita mão de obra com a criança pequena”, conta ela. Ao receber atendimento na Linha da Pequena Empresa, Sabrina formalizou o negócio como Microempreendedora Individual (MEI).

Desde então, criou uma forma de comunicação com clientes usando a internet e redes sociais. “Procuro avisar algumas clientes de quando tenho novas mercadorias e marcamos em uma casa que seja de fácil acesso para um grupo e levo o que considero importante para mães e bebês, como pijaminhas, peças de baixo, mantas e até jaquetas impermeáveis para esses dias chuvosos do outono”, completa a empreendedora, lembrando que pretende, em breve, ter um veículo identificado com a marca da loja e de capacidade de estoque melhor, “como são os ‘food trucks’ de lanches e comidas diferenciadas”, anima-se.

As informações coletadas pelo gestor da Linha da Pequena Empresa junto ao SEBRAE/RS, Alcir Cardoso Meyer, reforçam a ideia de que o projeto é uma forma de acesso mais fácil para os interessados em ter empresa, assim como ocorreu com a BabyMóvel. “A partir do atendimento no ônibus que, muitas vezes, é apenas uma informação, as pessoas formam suas ideias e vão em frente com projetos. Contudo, a estrutura da Linha da Pequena Empresa permite atendimentos menos burocráticos e a formalização de empresas ou a tomada de microcrédito, por exemplo, acaba ocorrendo ali mesmo”, relata Meyer.

A cidade de Caxias do Sul é pioneira no projeto da Linha da Pequena Empresa, que iniciou em 2013. Em 2015, desde a retomada das atividades após recesso de verão, em março, já houve 761 atendimentos, entre eles 163 formalizações. Hoje, há também a Linha da Pequena Empresa na cidade de Pelotas.

Atendimento 

De 11 a 15 de maio, a Linha da Pequena Empresa de Caxias do Sul vai estacionar na rua Matheo Gianella, 1292, em frente à igreja no bairro Santa Catarina. Atendimento entre 10h e 17h.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Novembro de 2017

Workshops sobre ervas medicinais são novidades no Caminho Pomerano

SAIBA MAIS

 

23 de Novembro de 2017

Licenciamento sanitário é tema de oficina em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/11/2017 17:09

Projeto Conexão Saúde RS apoia indústrias do setor

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo