Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria credito boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Linha da Pequena Empresa retoma atividades em Caxias

03/03/15

Da Redação

COMPARTILHE

Evento, no dia 9 de março, abre a temporada 2015 do projeto desenvolvido em parceria de várias entidades

Da Redação

Atendimentos ocorrem no interior do ônibus adaptado (Foto: SEBRAE/RS)Caxias do Sul – A Linha da Pequena Empresa em Caxias do Sul abre seu terceiro ano consecutivo de atendimentos no dia 9 de março com a realização de evento especial, às 8h30min, no salão nobre da prefeitura municipal (Rua Alfredo Chaves, 1333). Além da retomada dos atendimentos em diversos bairros por onde o ônibus especial recebe cidadãos empreendedores, os cinco parceiros envolvidos, como o SEBRAE/RS, a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul – por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE), a Viação Santa Tereza (Visate) e o Banco do Povo ICC – Serra Operador do Microcrédito, irão demonstrar os resultados efetivos para o crescimento da economia local.

No evento de lançamento da 5ª etapa da Linha da Pequena Empresa, o SEBRAE/RS e os demais parceiros contarão com a presença de empresários, autoridades e representantes de várias entidades e associações representativas da sociedade. Iniciada no primeiro semestre de 2013, a Linha da Pequena Empresa cresce em popularidade e em número de atendimentos realizados.

Em 31 de janeiro de 2015, por exemplo, o Portal do Empreendedor apontava 14.163 registros de Microempreendedores Individuais (MEIs) em Caxias do Sul. No segundo semestre de 2014, foram registradas 522 formalizações dessa modalidade. “O projeto do ônibus itinerante, que percorre os bairros de maior densidade populacional na região de Caxias do Sul, chegou também a 2.411 atendimentos totais que variaram entre informações sobre serviços de consultoria e assessoria contábil, orientações ao crédito e inadimplência, alvarás, entre outros”, resume o gestor da Linha da Pequena Empresa junto ao SEBRAE/RS, Alcir Cardoso Meyer.

Para a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL-Caxias), incentivar e participar do Programa Linha da Pequena Empresa é uma forma de reconhecer a importância da formalização dos micro e pequenos negócios. “A iniciativa tem a missão de retirar os microempreendedores da informalidade, garantindo maior profissionalização e seriedade ao mercado local. A soma de esforços dos patrocinadores permite levar, de forma itinerante, aos bairros da cidade conhecimentos e informações sobre gestão, que ajudam a alavancar os negócios. Dentro do ônibus, semana a semana, a CDL incentiva o associativismo e coloca à disposição dos novos e futuros empreendedores produtos e serviços oferecidos pela entidade”, argumenta a presidente da CDL, Analice Carrer, acrescentando que, como empresária do varejo caxiense, “é uma honra e motivo de orgulho fazer parte desse programa”.

De acordo com a coordenadora administrativa do Banco do Povo ICC – Serra Operador do Microcrédito, Jaqueline Tattis, o acesso às informações sobre possibilidade de microcrédito e como são realizadas as operações é um dos pontos fortes nos atendimentos na Linha da Pequena Empresa. “Muitas pessoas não sabem o quanto podem ser beneficiadas pelo microcrédito para a realização de seus projetos pessoais de negócios. O crédito de até R$ 3 mil em seis vezes para pagar possui juros de apenas 0,41%. Ou seja, é viável para os investimentos necessários de muitos empreendedores com boas ideias e falta de capital para dar início aos trabalhos”, destaca.

Da mesma forma, o gestor de projetos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Adriano Bressan, ressalta que o fato de o ônibus percorrer bairros de Caxias do Sul para que todos os cidadãos tenham acesso aos diferentes serviços que os parceiros conseguem dispor ao mesmo tempo gera um movimento natural de incentivo para quem acredita no trabalho como política de crescimento. “Ao facilitar trâmites burocráticos, a prefeitura e os demais parceiros contribuem para uma característica natural da cidade que é o empreendedorismo. A geração de trabalho e renda, por meio de micro e pequenas empresas formalizadas é produtiva, segura e tem perspectiva de futuro para as famílias que se unem em torno de uma atividade empresarial”, avalia Bressan.

O ônibus para a constituição da Linha da Pequena Empresa, foi uma doação da Viação Santa Tereza (Visate). “Investir no bom relacionamento com o público externo e oferecer sempre que possível apoio à comunidade caxiense faz parte do caminho da Visate. Por isso, desde o início de 2013, apoia o projeto. A empresa acredita na promoção da integração com a nossa comunidade como um caminho de crescimento contínuo, valorizando assim a nossa cidade, os nossos clientes e oferecendo oportunidades de melhoria na vida de cada um”, diz o diretor Gustavo Marques dos Santos.

O executivo informa também que, nesse primeiro semestre de 2015, será a quinta fase do projeto e o início será, justamente, no Centro de Caxias do Sul, junto à prefeitura por ser um ponto representativo de receptividade junto à comunidade. “Entre os dias 9 e 13 de março, das 10h às 17h, os serviços poderão ser obtidos por pessoas interessadas em oportunidades de negócios e em ajuda na área de gestão empresarial”, completa ele.

Primeira semana de atendimentos em 2015

Entre os dias 9 e 13 de março, o ônibus estará no Centro de Caxias do Sul, junto à prefeitura municipal. O horário de atendimento será das 10h às 17h.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Agosto de 2017

Espaço de Gastronomia levará oficinas e degustação às cegas para o Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

22 de Agosto de 2017

Gaúchos participam de tour da moda e Latam Retail Show em São Paulo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2017 10:05

Tour da Moda leva varejistas a visitas técnicas em São Paulo

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer