Loading SEBRAE

Mais buscados: sei CONSULTORIA Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Liderança humanizada é segredo de sucesso

11/11/16

Da Redação

COMPARTILHE

Executivo mais bem avaliado do Brasil, Márcio Fernandes compartilhou sua filosofia inovadora de gestão à frente da Elektro, durante o Enacen, em Porto Alegre

Da Redação

O executivo tem 99% de satisfação pelo funcionários (Foto: Marcos Nagelstein)

Porto Alegre – O Líder Mais Admirado do País pela revista “Você S/A” em 2014, Márcio Fernandes, revelou seus segredos de sucesso na quinta-feira, 10 de novembro, durante o 7º Enacen – Encontro Nacional de Centrais de Redes de Negócios, promovido pelo SEBRAE/RS, em Porto Alegre. O presidente da Elektro desde 2011 explicou para cerca de 300 empreendedores do varejo brasileiro como funciona sua Filosofia inovadora de Gestão, que valoriza as pessoas e torna os negócios mais sustentáveis. Nascido em uma família simples, a mãe empregada doméstica e o pai metalúrgico, Fernandes sempre estudou em escolas públicas e não conseguiu graduar-se na universidade desejada. “Só passei pela frente”, brincou o empresário.

O ex-empacotador de loja faz questão de trazer informações de sua origem humilde, pois, de acordo com ele, as restrições da vida são combustível para criar coisas interessantes. “A proposta não é fazer algo incrível, é fazer. E o que precisamos para começar é apenas um propósito, melhor ainda se for um propósito nobre”, ressaltou. O executivo mais bem avaliado do Brasil pelos próprios funcionários, com 99% de satisfação, defende que é possível aumentar a lucratividade de uma empresa sem cortes. Em vez disso, é preciso criar um ambiente de eficiência, com oportunidades reais de crescimento para seus profissionais. “Nesta Filosofia todos podem sonhar e realizar, basta Acreditar, Praticar, Melhorar e Compartilhar, o que chamamos de ciclo da humanização”, explicou.

Em sua gestão, a Elektro foi eleita por seis vezes a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil e por duas vezes da América Latina pelas pesquisas Great Place to Work e Você S/A. Conduziu em menos de dois anos um time com aproximadamente 4 mil pessoas ao ápice da eficiência operacional, reduzindo em 22% (mais de R$ 100 milhões) os custos operacionais, ao mesmo tempo melhorando em mais de 15% a qualidade dos serviços. “Converse frequentemente com clientes, colaboradores, acionistas, porque cada um quer uma coisa diferente e deixar o outro participar é enfeitiçante. Vamos trocar o top-down (decisão de cima para baixo) para o bottom-up (todos em favor de algo) porque isso dá muito certo”, garantiu.

Derly Fialho finalizou o Enacen que recebeu cerca de 300 empreendedores (Foto: Marcos Nagelstein)

O diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, encerrou o Enacen reforçando que os modelos tradicionais de administração de empresas não funcionam mais. “A confiança é outro fator muito decisivo para o sucesso dos empreendimentos. Com ele, nossas relações não precisam de retrabalho, tornando tudo mais simples”, afirmou. O 7º Enancen ocorreu entre os dias 9 e 10 de novembro, em Porto Alegre.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação