Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Liderança humanizada é segredo de sucesso

11/11/16

Da Redação

COMPARTILHE

Executivo mais bem avaliado do Brasil, Márcio Fernandes compartilhou sua filosofia inovadora de gestão à frente da Elektro, durante o Enacen, em Porto Alegre

Da Redação

O executivo tem 99% de satisfação pelo funcionários (Foto: Marcos Nagelstein)

Porto Alegre – O Líder Mais Admirado do País pela revista “Você S/A” em 2014, Márcio Fernandes, revelou seus segredos de sucesso na quinta-feira, 10 de novembro, durante o 7º Enacen – Encontro Nacional de Centrais de Redes de Negócios, promovido pelo SEBRAE/RS, em Porto Alegre. O presidente da Elektro desde 2011 explicou para cerca de 300 empreendedores do varejo brasileiro como funciona sua Filosofia inovadora de Gestão, que valoriza as pessoas e torna os negócios mais sustentáveis. Nascido em uma família simples, a mãe empregada doméstica e o pai metalúrgico, Fernandes sempre estudou em escolas públicas e não conseguiu graduar-se na universidade desejada. “Só passei pela frente”, brincou o empresário.

O ex-empacotador de loja faz questão de trazer informações de sua origem humilde, pois, de acordo com ele, as restrições da vida são combustível para criar coisas interessantes. “A proposta não é fazer algo incrível, é fazer. E o que precisamos para começar é apenas um propósito, melhor ainda se for um propósito nobre”, ressaltou. O executivo mais bem avaliado do Brasil pelos próprios funcionários, com 99% de satisfação, defende que é possível aumentar a lucratividade de uma empresa sem cortes. Em vez disso, é preciso criar um ambiente de eficiência, com oportunidades reais de crescimento para seus profissionais. “Nesta Filosofia todos podem sonhar e realizar, basta Acreditar, Praticar, Melhorar e Compartilhar, o que chamamos de ciclo da humanização”, explicou.

Em sua gestão, a Elektro foi eleita por seis vezes a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil e por duas vezes da América Latina pelas pesquisas Great Place to Work e Você S/A. Conduziu em menos de dois anos um time com aproximadamente 4 mil pessoas ao ápice da eficiência operacional, reduzindo em 22% (mais de R$ 100 milhões) os custos operacionais, ao mesmo tempo melhorando em mais de 15% a qualidade dos serviços. “Converse frequentemente com clientes, colaboradores, acionistas, porque cada um quer uma coisa diferente e deixar o outro participar é enfeitiçante. Vamos trocar o top-down (decisão de cima para baixo) para o bottom-up (todos em favor de algo) porque isso dá muito certo”, garantiu.

Derly Fialho finalizou o Enacen que recebeu cerca de 300 empreendedores (Foto: Marcos Nagelstein)

O diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, encerrou o Enacen reforçando que os modelos tradicionais de administração de empresas não funcionam mais. “A confiança é outro fator muito decisivo para o sucesso dos empreendimentos. Com ele, nossas relações não precisam de retrabalho, tornando tudo mais simples”, afirmou. O 7º Enancen ocorreu entre os dias 9 e 10 de novembro, em Porto Alegre.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Dezembro de 2017

Abertas as inscrições para a 10ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

SAIBA MAIS

 

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae