Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CONSULTORIA Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Lego para pensar ideias de negócio

07/11/15

Da Redação

COMPARTILHE

Atividades do SEBRAE/RS na Frinape são totalmente gratuitas

Da Redação

Atividade com Lego ajuda a desenvolver negócios (Foto: Marcos Nagelstein / Agência Preview)

Erechim – Parece brincadeira de criança, mas o objetivo mesmo é ganhar dinheiro. A Oficina Desenvolvendo Novas Ideias de Negócios LEGO Serious Play, desenvolvida neste sábado no Salão do Empreendedor pela empresa Think Out, tem o objetivo de trabalhar habilidades e ideias, trazendo-as para o campo tangível, para a realidade. “Esta dinâmica com peças de LEGO já é utilizada por arquitetos, engenheiros e até mesmo pelo mundo corporativo, mas para o Salão do Empreendedor estamos focando em conceitos de empreendedorismo”, explica um dos instrutores da oficina, Rafael Jacques.

A metodologia prevê que o grupo de pessoas participantes sente-se ao redor de uma mesa e tenha à disposição um amontoado de peças de LEGO. Durante quatro horas, o instrutor propõe atividades para que os participantes construam modelos com o brinquedo e, a partir daí, realiza análises e reflexões, motiva discussões e os envolve em um processo de autoconhecimento. Conforme Jacques, a atividade contribui com quem pretende abrir uma empresa ou com aquele empresário que quer melhorar ou aperfeiçoar processos e produtos de sua empresa”.

Tiago Lima, outro instrutor da Think Out presente no Salão do Empreendedor, acrescenta que a ideia é que a pessoa pense o seu negócio a partir de sua essência, daquilo que realmente gosta de fazer, e comece lucrando R$ 500,00 por mês. “A maioria dos futuros empreendedores já quer partir para a abertura, de fato, da empresa, pensado na totalidade do mercado consumidor. Nós sugerimos que a pessoa tente vender o produto ou o serviço para seus amigos e familiares, técnica conhecida como MVB – Mínimo Produto Viável. Se nem as pessoas próximas aprovam a sua ideia, imagina o restante dos consumidores”, pondera Lima.

A metodologia Lego Serious Play foi desenvolvida nos anos 90 pelo Grupo LEGO. Nesta ocasião, a LEGO enfrentava uma grande crise, motivada pela chegada dos jogos eletrônicos e videogames. O então CEO do grupo e neto do fundador, Kjeld Kirk Kristiansen, e dois professores da Universidade IMD em Lausanne, Suíça, estavam em busca de novas ferramentas e sistemas para o desenvolvimento de planejamento estratégico. Foi então que chamaram o diretor de pesquisa e desenvolvimento da divisão LEGO Education, Robert Rasmussen, para que com sua experiência em desenvolvimento de produtos pudessem criar um método que explorasse o potencial individual dos colaboradores. Com a utilização dos blocos de LEGO e propondo a construção de estruturas tridimensionais, descobriram um método eficiente para despertar a imaginação e a inovação.

Salão do Empreendedor

Toas as atrações do Salão do Empreendedor na Frinape são gratuitas e seguem até 15 de novembro:

  • Espaço Canvas
  • Atendimento SEBRAE
  • Espaços Conceito Virtuais (Salão de Beleza, Estufa e Restaurante)
  • Arena Empreendedora – Inovação e Tecnologia e Educação Empreendedora
  • Soluções SEBRAE (Começar Bem, SEI – SEBRAE Empreendedor Individual, No Campo, Na Medida – fortalecendo sua empresa e SEBRAE Mais – programa para empresas avançadas)
  • Oportunidades de Negócio,
  • Oficinas, palestras e capacitações
  • Biblioteca Interativa SEBRAE.

O espaço do SEBRAE/RS na Frinape é resultado de uma parceria com o SEBRAE Nacional, Associação Brasileira de Franchising (ABF), Banco do Brasil, Sicredi, Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), Ecomídia, Senai, Senac, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Erechim e MarketUp.

Confira as imagens do Salão do Empreendedor no nosso canal no Flickr

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Agroindústrias de pequeno porte e a inserção no mercado contemporâneo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 10:59

SEBRAE apoia abertura da Sala do Empreendedor em Capão Da Canoa