Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Lavoura e pecuária unidas e fortes

13/05/15

Da Redação

COMPARTILHE

SEBRAE/RS, SENAR-RS e FARSUL lançam projeto integrado para crescimento rural

Da Redação

Projeto prevê integração entre a lavoura e a pecuária (Foto: Banco de Imagens)

São Miguel das Missões – Uma iniciativa pioneira do Programa Juntos para Competir vai estimular a produtividade em cinco municípios gaúchos. O projeto Integração Lavoura-Pecuária na Região Noroeste, operado por meio do programa promovido por FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS, é o primeiro em nível nacional a abranger diversas propriedades ao mesmo tempo. O lançamento ocorrerá no dia 14 de maio, em São Miguel das Missões, no Hotel Tenondé (Rua São Miguel, 664), a partir das 16h.

Os diretores do SEBRAE/RS, Derly Fialho e Ayrton Pinto Ramos, estarão presentes na apresentação do projeto. Representando a superintendência do SENAR-RS, participa o coordenador técnico da instituição Umberto de Moraes. Conforme explica a técnica do SEBRAE/RS na Regional Noroeste Eloisa Muxfeldt Arns é uma alternativa para estimular o aumento de produtividade para a agricultura e a pecuária, através do sistema de produção integrada, ao mesmo tempo em que ajuda na recuperação de áreas degradadas. “Queremos trabalhar com o estímulo ao manejo sustentável do solo possibilitando aumento da rentabilidade para as duas atividades”, conta.

Com duração de três anos e com 103 propriedades cadastradas, é a primeira vez que um projeto irá atender um número tão grande de produtores. “Nunca tivemos nada nesse nível, apenas iniciativas individuais”, ressalta a técnica. “Eles foram convidados por meio de parceiros locais, como os Sindicatos Rurais de São Miguel das Missões, Jóia, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo e da Prefeitura Municipal de Caibaté, municípios atendidos”, explica. A primeira etapa, que já foi realizada, consiste em um diagnóstico para conhecimento da situação de cada propriedade.

Conforme o técnico do SENAR-RS Antônio Aguinaga, o tema central do projeto é a busca pela potencialização dos resultados, tanto da pecuária quanto da lavoura. “Se bem manejadas, as atividades somadas podem conferir aos sistemas de produção maiores ganhos de produtividade e maior renda ao produtor”, explicou.

Após o lançamento, Eloisa revela que as etapas seguintes contemplam capacitações como a D’Olho na Qualidade Total Rural, análise de solo através do Bônus Metrologia (cujos dados serão coletados no início e no final do projeto), consultorias individuais de quatro horas a cada dois meses e as chamadas clínicas tecnológicas, que são encontros em grupo com assuntos de interesse.

Cronograma do evento
16h – Abertura e recepção aos participantes
17h – Palestra Integração Lavoura-Pecuária: uma oportunidade de intensificação sustentável. Prof. Paulo Carvalho (UFRGS)

Perguntas
19h – Apresentação dos resultados do diagnóstico e do cronograma do projeto – Eloísa Muxfeldt Arns – Gestora SEBRAE/RS
19h30 – Apresentação do programa D’Olho na Qualidade Total Rural – Consultor Leomar Fachinetto
19h50 – Considerações finais

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios