Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI credito consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Juntos para Competir e Canal Rural debatem a sucessão familiar nos negócios rurais

31/08/15

Da Redação

COMPARTILHE

Fórum sobre o tema ocorre dia 2 de setembro, às 16h30, na Casa RBS

Da Redação

Sucessão Familiar será tema do Fórum Juntos para Competir na Expointer (Foto: Fagner Almeida)

Esteio – Uma parceria entre o programa Juntos para Competir e o Canal Rural trará para o debate na 38ª Expointer o tema Sucessão Familiar. No dia 2 de setembro, a partir das 16h30, representantes do SEBRAE/RS e do SENAR-RS, além de produtores rurais, irão participar do Fórum Juntos para Competir: Sucessão Familiar, uma Atitude Empreendedora. O evento ocorre na Casa RBS, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e contará com a presença do presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.

Um dos palestrantes do evento é o consultor do SEBRAE/RS Ben-Hur Risso Xavier que irá abordar o tema Sucessão e Profissionalização nos Negócios Rurais Familiares. Segundo Xavier, a sucessão é um processo natural no qual o negócio, o patrimônio e o poder são transmitidos entre as diferentes gerações de uma família. “São necessários muitos anos de trabalho e dedicação de uma família para construir um patrimônio e solidificar um negócio, mas, com o passar do tempo, importantes decisões devem ser tomadas para garantir a continuidade de toda esta obra”, destaca. Nada é pior para uma família do que deixar uma sucessão ser decidida sobre um inventário. “Este processo pode consumir até 20% de todo o patrimônio construído, desestruturar o negócio e causar conflitos irreparáveis entre os familiares. Por isso, é tão importante o planejamento da sucessão nos negócios familiares”, sugere.

O gerente setorial de Agronegócios do SEBRAE/RS, João Paulo Kessler, acrescenta que a instituição atua preventivamente com soluções de capacitação junto aos produtores para garantir o crescimento e a continuidade dos negócios rurais. “Temos palestras, cursos e consultorias sobre o tema, as quais contribuem para a elaboração de regras de convivência societária, o planejamento do processo de sucessão e o direcionamento das estratégias com foco em resultados”, reforça.

Também participam do painel os produtores rurais Yara Suñé, de Lavras do Sul, e Alexandre Becker, de Travesseiros. Eles irão relatar suas trajetórias e como estão tratando a sucessão familiar em suas propriedades. O técnico do SENAR-RS, Antônio Aguinaga, é outro painelista do Fórum.

Acompanhe a transmissão do Fórum, ao vivo, a partir das 16h30min, no Canal Rural.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

19 de Janeiro de 2018

Expodireto 2018 contará com estande coletivo do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

19 de Janeiro de 2018

Mais de R$ 9,5 milhões em vendas na Couromoda

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/01/2018 17:54

Empresas do projeto Alimentos Premium começam a colher frutos

Sebrae RS Podcast 17/01/2018 17:52

Programa D’Olho na Qualidade Rural leva conhecimento e lucro para agroindústrias