Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

“Juntos para Competir” presente na Festa da Uva

15/02/16

Da Redação

COMPARTILHE

Uma das iniciativas apresentadas pelo programa será o cultivo protegido de hortaliças e pequenas frutas

Da Redação

O estande do Juntos para Competir na feira estará aberto das 10h às 22h (Foto: Portal Festa da Uva)

Caxias do Sul – A hortifruticultura, um dos principais segmentos agrícolas da Serra Gaúcha, ganhará destaque especial durante a Festa da Uva 2016 no estante do Programa Juntos para Competir, parceria entre o Sistema Farsul, SENAR-RS e SEBRAE/RS. Localizado no Pavilhão 3 (Setor da Agricultura), o espaço de 400 m² terá diversas atividades voltadas ao produtor rural e ao público geral com foco em soluções tecnológicas para o aperfeiçoamento constante da produção. A Festa da Uva ocorre de 18 de fevereiro a 6 de março, em Caxias do Sul.

Uma das iniciativas apresentadas será o cultivo protegido de hortaliças e pequenas frutas. Através de uma estufa de 40 m² montada no local, técnicos do SENAR-RS e do SEBRAE/RS irão demonstrar práticas e tecnologias que permitem controlar elementos do clima, bem como aumentar a rentabilidade de produção. Será abordado, por exemplo, o processo de automação para sistema de irrigação (gotejamento), que permite o melhor aproveitamento da água e pode ser aplicado em cultivos de pimentão, tomates, morangos, entre outros. Segundo o chefe da Divisão de Administração e Finanças do SENAR-RS, Valmir Susin, estufas desse tipo possibilitam economia de até 70% em insumos, dependendo da cultura.

A estufa no estande do Juntos para Competir será semelhante a exibida na última edição da Expointer em Esteio, a qual registrou boa procura de visitantes. “Trata-se de uma tecnologia inteligente, que segue a tendência de produzir mais, com maior qualidade e menor custo. Ela beneficia principalmente a agricultura familiar, pois é ideal para aplicação em pequenas propriedades e tem retorno garantido”, comenta Valmir Susin. Também haverá uma exposição com diferentes espécies de hortifrutigranjeiros que podem ser produzidos na Serra Gaúcha. “Com isso, pretendemos estimular a diversificação da agricultura de acordo com as condições que a região nos oferece”.

Por meio do programa Juntos para Competir, Farsul, Senar-RS e SEBRAE/RS oferecem atividades de consultoria e capacitação ao trabalhador do campo. Estas ações ocorrem em parceria com Sindicatos Rurais, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Secretarias Municipais e Estadual de Agricultura, Embrapa e Fepagro. “Durante a Festa da Uva, mostraremos parte da nossa participação em benefício do segmento local. São cursos e visitas técnicas, missões de produtores ao exterior, pesquisas, entre outras ações. Nosso desejo é chamar a atenção do público e autoridades à potencialidade local, que também faz da região um grande polo criador de soluções e tecnologias para agricultura”. De acordo com Valmir Susin, a Serra Gaúcha é a maior produtora de hortifrutigranjeiros do Brasil.

O estande do Programa Juntos para Competir estará aberto das 10h às 22h. Serão realizadas ao longo do dia visitas guiadas pelos técnicos, onde o público terá a oportunidade de tirar dúvidas sobre o cultivo de frutas e hortaliças em estufas. Todas as ações no estande são gratuitas.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae