Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria credito Boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Jogo simula gerenciamento de uma indústria

25/06/15

Da Redação

COMPARTILHE

Novidade integra as atividades do Desafio Universitário Empreendedor

Da Redação

Jogo estimula empreendedorismo entre os jovens (Foto: Divulgação)

Porto Alegre – A experiência de administrar uma empresa antes mesmo de sair da faculdade. Esse é um dos benefícios proporcionados pelo Simulador do Desafio Universitário Empreendedor, um jogo que faz parte da competição desenvolvida pelo SEBRAE Nacional, com o objetivo de estimular as atividades empreendedoras entre os estudantes. A novidade integra uma plataforma virtual, que está disponível no site do Desafio.

A coordenadora do Projeto de Educação Empreendedora do SEBRAE/RS, Lubianca Neves da Motta, explica que o simulador se soma a uma série de atividades virtuais e presenciais propostas no Desafio. “É mais uma forma de acumular pontos, como já ocorre com os jogos virtuais, cursos, palestras e outros eventos promovidos pelo SEBRAE”, avisa.

A nova atividade, no entanto, é mais completa por integrar uma série de conhecimentos e aptidões necessárias aos empreendedores. “O jogo funciona como um grande simulador gerencial, com ambientação de uma empresa, na qual os estudantes irão analisar os dados e fatos e tomar decisões gerenciais. Nesse simulador, cada participante ou equipe atuará em diversas áreas, como Marketing, RH, Produção, Valor do Produto, entre outras”, detalha Lubianca. Um dos diferenciais do jogo é permitir a competição entre os participantes, o que torna a plataforma ainda mais dinâmica.

O simulador se passa em um cenário industrial. É uma empresa que produz eletrodomésticos e atua no mercado externo e interno. Ao longo da simulação, serão processados diversos dados e eventos e o trabalho pode ser desenvolvido de forma individual ou em equipe. Nesse caso, cada integrante será responsável por atividades específicas de gestão na empresa. “Nem sempre o maior é o melhor. No jogo, além de competir é necessário planejar, escolher os caminhos, perseguir metas e objetivos e estar preparado para aproveitar as oportunidades e se proteger das ameaças”, observa Lubianca.

As inscrições para o Desafio Universitário Empreendedor, que permite a participação no Simulador Gerencial e em outras atividades. Quem quiser participar do ciclo atual tem até o dia 30 de setembro para se inscrever, mas quem ingressa antes tem mais chances e prazo para acumular pontos. Ao final de cada ciclo, são definidos os vencedores estaduais, que são os três melhores colocados no ranking, além do primeiro lugar no ranking histórico. Os premiados ganham um troféu, um smartphone e uma viagem para Brasília, onde vão disputar a premiação nacional com os melhores colocados em cada unidade da federação. Eles integram a equipe do Rio Grande do Sul nessa segunda etapa do prêmio. Professores e instituições de ensino também são reconhecidos pelo engajamento e os que se destacam no ciclo são homenageados com troféu.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Agosto de 2017

SEBRAE RS promove sessão de crédito e negócios em Rio Grande

SAIBA MAIS

 

17 de Agosto de 2017

I Seminário Junta Digital será realizado em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing