Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Ivoti implementa a Lei Geral da MPE

06/07/15

Da Redação

COMPARTILHE

Espaço do Desenvolvimento é uma das iniciativas do município para atender empreendimentos de todos os portes

Da Redação

A Lei Geral garante benefícios aos pequenos negócios locais (Foto: Divulgação)

Ivoti – Uma lei que impulsiona o desenvolvimento. Com o apoio do SEBRAE/RS, Ivoti adota a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e estimula a formalização, a expansão de negócios e a atração de investimentos.

A gestora de Políticas Públicas do SEBRAE/RS na Regional Metropolitana, Paula Nicolini, conta que um dos destaques do município é a realização de licitações exclusivas. “Ivoti realiza mais de 30% das compras de micro e pequenas empresas”, informa. Outro destaque da cidade está no fato de que 76% dos Microempreendedores Individuais estão cadastrados na base de dados do município. Também chama a atenção a agilidade na abertura de empresas, com prazo de 6 a 10 dias para a concessão de alvará.

Mas o principal destaque de Ivoti é o Espaço do Desenvolvimento, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento do município. “No primeiro andar funciona a Sala do Empreendedor, onde são feitos atendimentos para regularização de empresas e intermediação de microcrédito, por exemplo. Já no segundo andar está a Sala do Investidor, um local destinado a receber as empresas interessadas em se estabelecer em Ivoti”, detalha o Agente de Desenvolvimento Frances Souza. O espaço tem ajudado a fomentar a economia da cidade, tanto é que só no ano passado foi viabilizado R$ 1 milhão em microcrédito para diversos negócios.

A cidade prepara ainda novas medidas para estimular o desenvolvimento. Entre elas, está a criação do Distrito Kaihatso, que deve receber 16 empresas, e o Distrito Industrial 18 Alta, com capacidade para receber cerca de dez empreendimentos. O município também está criando um Banco de Oportunidades, que disponibilizará o cadastro de currículos para as empresas da região. A novidade estará disponível no site da Prefeitura Municipal e é inspirada em um projeto desenvolvido em Canoas. Outra melhoria prevista é a inclusão de Ivoti na REDESIM, sistema desenvolvido em parceria entre o SEBRAE/RS e a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul para desburocratizar processos de abertura e regularização de empresas.

Sobre a Lei Geral das MPEs: Sobre a Lei Geral das MPEs: A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já foi implementada em 193 cidades gaúchas. Só este ano, 21 municípios adotaram a lei.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Novembro de 2017

Marcio Fernandes fala para empreendedores em Porto Alegre

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2017

Micro e pequenas empresas gaúchas já podem baixar a nova versão do aplicativo do Simples Nacional

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios