Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Consultoria Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Internacionalização é tema de capacitações do SEBRAE/RS

29/05/13

Da Redação

COMPARTILHE

Ações estão disponíveis nos escritórios regionais Metropolitana, Sinos e Serra

Da Redação

Ações contemplam oficinas, missões internacionais, projetos de atendimento coletivo e individual (Foto: Banco de Imagens)

Porto Alegre – Atento às transformações que a globalização provoca constantemente no Brasil e no Mundo, o SEBRAE/RS disponibiliza, desde maio, capacitações sobre internacionalização para micro e pequenas empresas gaúchas. O objetivo das ações é sensibilizar os empresários para o tema e mostrar que é preciso enxergar além das fronteiras do Estado e do País para ampliar a competitividade frente à concorrência. “Quando falamos em internacionalização não estamos nos referindo apenas à importação e exportação. Falamos, também, sobre estar atento para a entrada de produtos internacionais, muitas vezes mais baratos que os fabricados aqui e que provocam uma competição desfavorável para o empresário local”, explica o diretor Técnico do SEBRAE/RS, Marco Antônio Kappel Ribeiro. Por enquanto, o projeto está disponível nas regionais Metropolitana, Sinos e Serra.

As ações de internacionalização do SEBRAE/RS contemplam oficinas de sensibilização para o tema, projetos de atendimento coletivo e individual para diferentes setores e missões internacionais. “É uma grade ampla que visa preparar as micro e pequenas empresas gaúchas para um mercado cada vez mais globalizado e competitivo e conscientizá-las quanto às vantagens e oportunidades do processo de internalização”, explica a técnica do SEBRAE/RS responsável pelo projeto, Márcia Thier. Nos cursos e oficinas, os empresários serão auxiliados no processo de identificação de estratégias e práticas para que se beneficiem melhor das oportunidades de importação de bens e serviços, sobretudo, da necessidade de incorporarem inovações em seus produtos e serviços que garantam um diferencial competitivo. Atualmente, 22 empresas da indústria de Tecnologia da Informação nas regiões Sinos, Serra e Metropolitana participam do projeto coletivo de internacionalização do SEBRAE/RS.

 

Missões Internacionais

Nas missões internacionais, grupos de empresários do mesmo setor – selecionados a partir de Chamada Pública – viajam com o apoio do SEBRAE/RS para grandes feiras e eventos mundiais do comércio, indústria e agronegócio. “Realizamos, também, viagens de prospecção de mercado e visitas a grandes centros de referência”, explica a gestora do projeto Missões Internacionais do SEBRAE/RS, Sheila Wainer. Neste ano, a entidade já realizou missões às feiras NRF (Estados Unidos), CeBIT (Alemanha), Hannover (Alemanha) e NRA (Estados Unidos). Até o final do ano estão previstas viagens às feiras ONS (Noruega) e Anuga (Alemanha).

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação