Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito consultoria Boas Praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Integração à REDESIMPLES é realidade em Júlio de Castilhos

12/05/16

Da Redação

COMPARTILHE

Município passa a concentrar todos os trâmites de abertura, baixa e fechamento de empresas em um mesmo local, conectado com a Junta Comercial do Estado

Da Redação

Ato que oficializará a adesão do município ao Sistema ocorrerá na sede da Prefeitura (Foto: Divulgação)

Júlio de Castilhos – A agilidade na condução de documentos e a resolução de demandas de empresários locais logo poderá ser percebida na comunidade de Júlio de Castilhos. A partir da segunda quinzena do mês, o município passa a integrar a REDESIMPLES – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, um sistema implantado no Rio Grande do Sul a partir da parceria entre o SEBRAE/RS e a Junta Comercial do Estado. O ato que marca essa boa notícia para a cidade será no dia 16 de maio, segunda-feira, às 14h, na prefeitura municipal (Avenida Pinheiro Machado 649).

Com a presença da prefeita Vera Dalcin e do secretário municipal da Fazenda, Sérgio Luiz Lopes Ferro, o gerente da Regional Centro do SEBRAE/RS, André Luis Fialho Blos, e um representante da Junta Comercial do Estado deverão atestar que a REDESIMPLES já é uma realidade em funcionamento. “Quando o sistema foi apresentado, percebemos que se tratava de um benefício enorme para toda a comunidade. Além disso, a agilidade na burocracia e o modo como as informações tramitam perante as autoridades fiscais nos garante também melhores condutas de fiscalização”, comenta o secretário Ferro.

Júlio de Castilhos possui cerca de 20 mil habitantes e está distante 340 km de Porto Alegre. Seu perfil econômico está muito ligado ao agronegócio, porém o comércio e os serviços são áreas que tiveram grande crescimento nos últimos anos. “Estimular o empreendedorismo é um pensamento da gestão atual. Tão logo estejamos prontos, teremos também todos os outros benefícios previstos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas”, reforça o secretário.

Segundo o técnico do SEBRAE/RS que acompanhou o trabalho de treinamento e preparação dos servidores de Júlio de Castilhos, Carlos Eduardo Machado dos Santos, cerca de 45 dias foram necessários para que tudo estivesse pronto. “A partir de agora, em um espaço chamado Sala de Empreendedor, os cidadãos poderão ter acesso a condutas bem mais direcionadas, pois fica toda a papelada concentrada em um mesmo local”, explica.

O município de Julio de Castilhos é o sexto dentro da abrangência da regional Centro do SEBRAE/RS que passa a integrar a REDESIMPLES. Santiago, São Sepé, Restinga Seca e São Francisco de Assis entraram ainda em 2015. Cacequi e Julio de Castilhos, nesse início de 2016. Em breve, Santa Maria, terá também o sistema.

Entenda a REDESIMPLES

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007.

Benefícios para o município:

  • Base de dados centralizada e compartilhada;
  • Incremento dos impostos municipais, a partir do aumento de formalização de empresas;
  • Redução do custo operacional das partes envolvidas;
  • Maior desenvolvimento do município.

Benefícios para o usuário:

  • Entrada única de dados cadastrais e documentos;
  • Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
  • Extinção da duplicidade de exigências;
  • Redução da burocracia com a modernização da gestão municipal;
  • Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

19 de Janeiro de 2018

Expodireto 2018 contará com estande coletivo do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

19 de Janeiro de 2018

Mais de R$ 9,5 milhões em vendas na Couromoda

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/01/2018 17:54

Empresas do projeto Alimentos Premium começam a colher frutos

Sebrae RS Podcast 17/01/2018 17:52

Programa D’Olho na Qualidade Rural leva conhecimento e lucro para agroindústrias