Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI Credito Consultoria Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Inspiração que vem da Alemanha

Visitas técnicas a empresas que são referência mundial mostram que a inovação está na base do sucesso alemão

27/04/17

Da Redação

COMPARTILHE
Grupo de empresários gaúchos na missão à Alemanha (Foto: SEBRAE RS)

Grupo de empresários gaúchos na missão à Alemanha (Foto: SEBRAE RS)

Hannover – As 30 empresas brasileiras que acompanham a missão à Hannover, realizada em parceria entre SEBRAE RS e FIERGS, puderam comprovar na prática por que a indústria alemã é exemplo de eficiência e qualidade. Após as visitas técnicas à Airbus, Claas e Weinig, líder mundial em máquinas e equipamentos para madeira, o grupo pode constatar que é preciso investir em pesquisa e desenvolvimento para garantir bons resultados nos negócios. E isso vale para empresas de qualquer porte.

O aprendizado foi destacado pelo coordenador de Projetos da Gerência Setorial da Indústria do SEBRAE RS, Fabiano Dallacorte, que acompanha a missão. “É o investimento em inovação e na criação de produtos que gera qualidade, produtividade e eficiência”, constata. A Weinig, importante fornecedora de indústrias do Rio Grande do Sul do setor de madeira e móveis, visitada no dia 27 de abril, coloca 10% dos seus 500 funcionários exclusivamente dedicados à Pesquisa & Desenvolvimento. A Claas, uma das mais importantes indústrias de peças e equipamentos para o agronegócio, que recebeu o grupo brasileiro na quarta-feira, destina de 10% a 16% de seu faturamento para P&D. E a Airbus, foco da primeira visita técnica, direciona 1/3 dos funcionários para criação e inovação.

Os resultados desses investimentos se refletem em outros números fundamentais. “A Weinig mantém seu índice de produtividade entre 88% e 90%, enquanto que, no Brasil, uma empresa automatizada com processos semelhantes consegue alcançar um índice de 60% a 65%”, compara. Para Dallacorte, esse ‘gap’ de 20% a 25% ocorre pela falta de investimentos em inovação, em processos e no desenvolvimento de novos produtos.

Na tarde de hoje, a visita será direcionada à Indústria 4.0. “Seguiremos para uma fábrica modelo integrada com todos os requisitos de energia, automação e tecnologia da informação, onde, ao final do roteiro, cada participante receberá uma caneta personalizada”, relata o coordenador. Na Feira de Hannover, o grupo também pode conhecer a aplicação desse modelo de produção pela Comau, uma empresa que produz linhas de montagem para a indústria automotiva. “Os sistemas e robôs têm sensores que permitem que o trabalho seja feito de forma colaborativa com os operadores. Eles possuem até um smart wacth, um relógio que permite o monitoramento e a realização dos comandos para a fábrica à distância”, conta Dallacorte.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Novembro de 2017

Workshops sobre ervas medicinais são novidades no Caminho Pomerano

SAIBA MAIS

 

23 de Novembro de 2017

Licenciamento sanitário é tema de oficina em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/11/2017 17:09

Projeto Conexão Saúde RS apoia indústrias do setor

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo