Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito consultoria Boas Praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Inspiração gaúcha para prefeitos mineiros

05/05/16

Da Redação

COMPARTILHE

Ação especial da regional Zona da Mata Mineira do SEBRAE oportuniza que sete prefeitos conheçam políticas públicas praticadas no Rio Grande do Sul

Da Redação

Grupo durante visita à Sala do Empreendedor de São Leopoldo (Foto: SEBRAE/RS)

Porto Alegre – Em três dias, um roteiro empreendedor e político. Assim pode ser definida a agenda programada para sete prefeitos de cidades mineiras localizadas na Zona da Mata. Eles estão em missão técnica ao Rio Grande do Sul, nos dias 4, 5 e 6 de maio, para conhecer as experiências bem-sucedidas de algumas cidades que implementaram medidas específicas para o desenvolvimento dos pequenos negócios.

Conforme o coordenador do grupo mineiro, o gerente da Regional Zona da Mata do SEBRAE/MG, João Roberto Lobo, esta é a sexta vez que ocorre um programa desse porte a partir de sua localidade. “Nas outras ocasiões, visitamos os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins e Rio Grande do Norte. Agora, temos a expectativa de que possamos voltar para casa com grandes aprendizados, afinal, as cidades escolhidas para conhecermos são expoentes em gestões abertas para as micro e pequenas empresas”, comenta ele.

A gestora de Políticas Públicas das regionais Metropolitana e Vale dos Sinos no SEBRAE/RS, Paula Nicolini, explica que a interatividade direta entre os prefeitos mineiros e gaúchos é ser um importante instrumento de sensibilização quanto ao papel estratégico das micro e pequenas empresas no desenvolvimento econômico e social dos municípios. “É um orgulho que o Rio Grande do Sul tenha sido o foco da ação do SEBRAE/MG. Como o objetivo do trabalho é inspirar os gestores a prosseguirem com planos de aprimorar suas políticas referentes aos pequenos negócios, acreditamos que podemos contribuir bastante”, avalia.

Os municípios gaúchos escolhidos foram Canoas, São Leopoldo, Nova Santa Rita, Farroupilha, Garibaldi e, encerrando, Gramado. Em comum, todos eles atuam sob a regulação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. “Mais do que cumprir a Lei Geral, essas cidades vivenciam, diariamente, o potencial da força econômica que os pequenos negócios representam nas suas comunidades. A geração de empregos, renda e desenvolvimento é a melhor resposta que os empreendedores dão aos governantes”, esclarece Paula.

A estruturação do espaço chamado Sala do Empreendedor é uma ação de destaque. “Quando uma prefeitura unifica em um mesmo local todo o trâmite burocrático que envolve empresas, quem ganha é o cidadão que recebe orientações adequadas e de forma ágil”, exemplifica ela.

Outra questão importante é a adesão à REDESIMPLES, Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios. Trata-se de uma parceria que uniu o SEBRAE/RS e a Junta Comercial do Estado para que os processos nas prefeituras sejam mais eficientes, concentrando informações e serviços em um único sistema. “O modelo adotado no Rio Grande do Sul para a simplificação de trâmites, como abertura e fechamento de empresas, tem funcionado bem. As experiências nos municípios que já estão integrados à REDESIMPLES demonstram que há um ganho de confiança e estímulo ao empreendedorismo”, conta a gestora do SEBRAE/RS.

Os ensinamentos do Prêmio

No último compromisso da agenda que os prefeitos mineiros terão no Rio Grande do Sul, o entusiasmo deverá ficar por conta do relato de bons resultados conquistados por Gramado na gestão de Nestor Tissot, o vencedor da última edição do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor na categoria Melhor Projeto Estadual. Ele foi reconhecido com o projeto intitulado a “Pequena Empresa & O Melhor Destino Turístico do Brasil – Uma Parceria de Sucesso!”. Trata-se de uma série de ações focadas no produtor rural e seus filhos para que eles atuem no negócio da família.

Confira os municípios mineiros e os prefeitos que estão na Missão Técnica:

  • Ewbank da Câmara – Mauro Luiz Martins Mendes
  • Maripá de Minas – Vagner Fonseca Costa
  • Miradouro – Almiro Marques Lacerda Filho
  • Olaria – Ronaldo de Paula Alves
  • Rochedo de Minas – Sérgio Colleta da Silva
  • São João Nepomuceno – Célio Filgueiras Ferraz
  • Vieiras – Waldinei de Andrade
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

19 de Janeiro de 2018

Expodireto 2018 contará com estande coletivo do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

19 de Janeiro de 2018

Mais de R$ 9,5 milhões em vendas na Couromoda

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/01/2018 17:54

Empresas do projeto Alimentos Premium começam a colher frutos

Sebrae RS Podcast 17/01/2018 17:52

Programa D’Olho na Qualidade Rural leva conhecimento e lucro para agroindústrias